UFPR não confirma pedido de exoneração de Moro

Fernando Garcel


Circula em redes sociais que o juiz federal Sérgio Moro teria pedido a exoneração do cargo de professor no curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta segunda-feira (5). Moro é professor de Processo Penal na instituição desde 2007 e está de licença não remunerada desde 2016. Procurada, a UFPR diz desconhecer a informação.

O afastamento de Moro das atividades da universidade aconteceu no final de 2016. O pedido de licença não remunerada ocorreu para que o magistrado se dedicasse apenas aos processos da Operação Lava Jato. Publicada em janeiro deste ano, a portaria número 160 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) concedeu a Moro uma nova licença para “tratar de assuntos particulares” no período de 02 de fevereiro de 2018 a 01 de fevereiro de 2019.

Fontes próximas ao magistrado disseram que ele teria consultado a UFPR sobre a exoneração, mas que não teria confirmado o pedido. Procurado, Sérgio Moro disse que não vai comentar sobre o caso.

No Departamento de Direito Penal e Processual Penal do Setor de Ciências Jurídicas, a informação sobre o pedido de exoneração não foi confirmada. “Isso tudo passa por instâncias administrativas do departamento, direção do setor. A gente não tem nenhum processo que formalize o pedido”, diz Alan Lima. Antes, a coordenação e a direção também afirmaram desconhecer o pedido de afastamento definitivo de Moro do corpo docente da instituição.

O reitor da universidade, professor doutor Ricardo Marcelo Fonseca, contou ao Paraná Portal que a reitoria recebeu um email do magistrado e professor com pedido de orientações sobre como proceder em caso de pedido de exoneração. Segundo o reitor, as informações foram repassadas a Moro, mas, até o momento, nenhum ato oficial do magistrado foi registrado. “Não existe nenhum fato oficial ainda”, resumiu.

Moro não vê suspeição em palestra proferida à Petrobras

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="504179" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]