
Inscrições para o cursinho solidário terminam no domingo (14)
Redação
11 de fevereiro de 2021, 17:53
As linhas de ônibus que circulam por Curitiba terão reforço na operação para o retorno das aulas presenciais, que retorn..
Redação - 16 de fevereiro de 2021, 15:51
As linhas de ônibus que circulam por Curitiba terão reforço na operação para o retorno das aulas presenciais, que retornam na quinta-feira (18) na rede municipal de ensino. A prefeitura da capital, ainda, divulgou nesta terça (16) um protocolo para a área de educação durante a pandemia da Covid-19.
Todos os ônibus expressos irão operar com 100% da disponibilidade nos horários de pico, considerados como o período da manhã, o início e o final da tarde. Além disso, 19 linhas terão reforço para atender aos passageiros que, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), vão conter de dois a três mil estudantes que voltarão a utilizar o transporte público da capital paranaense.
A Urbs também recomenda que os estudantes saiam mais cedo de casa para o deslocamento até a escola, pois a determinação ainda é que os ônibus circulem com 70% da capacidade.
As linhas expressas que ainda não circulam com 100% da frota vão operar nesse esquema a partir no dia 18 de fevereiro, são elas:
Também terão reforços as linhas:
Confira as linhas alimentadoras que terão reforço na operação para a volta das aulas presenciais:
O cartão estudante volta a funcionar com o retorno das atividades nas escolas. Quem tem direito ao benefício são estudantes matriculados nos ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, com dois vales por dia ao custo de 50% da tarifa atual, que custa R$ 4,50.
A prefeitura de Curitiba divulgou um protocolo para o retorno dos estudantes da rede municipal de ensino, que foi elaborado por integrantes de diversos segmentos e validado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as determinações, o documento informa sobre o uso de máscara e álcool em gel, aferição de temperatura, interdição de bebedouros coletivos e horários escalonados para intervalo. A recomendação, ainda, é que cada estudante leve para a escola uma garrafa de água, que pode ser abastecida na instituição.
Segundo a prefeitura, equipamentos e produtos de limpeza, como tapetes sanitizantes, totens e frascos de álcool em gel e máscaras já foram adquiridos pela Secretaria da Educação e distribuídos às unidades.
A ocupação máxima será de 50% da capacidade, com os alunos e alunas divididos em grupos. Caso haja confirmação de um caso de Covid-19, a equipe ficará em isolamento.
Um protocolo divulgado pela Urbs em janeiro determinava que o transporte escolar operasse com 70% da capacidade máxima, porém agora a empresa alterou para 50%, conforme recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Veja a íntegra do protocolo aqui