A inflação e tua vida

 A inflação, medida pelo IPCA, vêm aumentado.Você, ouvinte mais jovem, não se assusta tanto com isso quanto ..

Cópia de Matar a vaquinha

 

A inflação, medida pelo IPCA, vêm aumentado.

Você, ouvinte mais jovem, não se assusta tanto com isso quanto seus pais, que viveram inflação de 80% num único mês na década de 80, ou da inflação anual de incríveis 1.900% de 1.990.

Mas, mesmo nos patamares atuais de 5%, você sabe dos efeitos disso na tua vida?

Vamos lá. Têm 4 impactos muito claros:

Primeiro, o impacto financeiro. Precisamos de mais dinheiro para comprar a mesma coisa de meses anteriores.

Segundo, se você tem algum dinheiro investido, e este não está sendo corrigido pela inflação mais uma taxa de juros, terá alterado o teu ganho real. Um investimento que rende 6% ao ano, diante de uma inflação de 4% vai te dar só 2% de ganho real.

Terceiro, o teu orçamento vai mudar. Os gastos vão aumentar e a receita do salário só aumenta de ano em ano, no Acordo Coletivo, isso quando aumenta, porque em tempos de pandemia manter o mesmo salário já é um luxo.

Por fim, quando a inflação é alta, o governo restringe o crédito para que as pessoas consumam e gastem menos e isso o encarece, com a elevação do juro SELIC. Se precisar de dinheiro emprestado, danou-se.

É por tudo isso que se diz que a inflação penaliza mais o cidadão comum do que o rico.

Agora, outro impacto ruim: a inflação nos Estados Unidos beira os 4%, a maior em 25 anos. O juro lá vai subir e os investimentos migrarão de países como o Brasil para lá.

 

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.