
Ciência da nossa Ignorância
Renato Follador
20 de setembro de 2018, 16:38
Recebo pessoas de todas as classes para consultoria: pobres e ricos, jovens e idosos, assalariados e profissionais liber..
Renato Follador - 24 de setembro de 2018, 15:45
Recebo pessoas de todas as classes para consultoria: pobres e ricos, jovens e idosos, assalariados e profissionais liberais, intelectuais e trabalhadores não qualificados. Isso há mais de 30 anos.
Dia desses estava analisando o que a maioria tem em comum. Sim, eles têm coisas em comum.
A primeira: a imensa maioria administra muito mal seu dinheiro- inclusive os ricos.
A segunda: são raros os que têm a visão do longo prazo. Sabem aquela história de poder sempre manter o padrão de vida, especialmente na velhice?
Pois é, esse é o retrato dos profissionais no Brasil, por absoluta falta de educação previdenciária nas escolas e nas faculdades. Não é por outra razão que 2/3 dos trabalhadores estão com o nome sujo no SPC. Culpa deles? Não. Culpa de governos irresponsáveis, que preferem o povo na ignorância, para que governantes e banqueiros possam seguir auferindo lucros estratosféricos à custa da pobreza da maioria.
A grande maioria não tem sequer um orçamento mensal. Na melhor das hipóteses, sabe o que ganha, mas não sabe o que gasta.
Quando recebo um sessentão, então, que não tem nada guardado, me lembro de que a falta da previdência privada é como um câncer, que pode não manifestar-se nem doer por muito tempo, mas quando percebemos, lá na frente, tardiamente, geralmente é fatal.
Essa foi a razão para que eu colocar, como chamada do meu comentário, o refrão: “previdência privada, um dia você vai precisar dela”.
➡️Consultas sobre finanças e previdência: (41) 3013-1483