Lula e Bolsonaro passam por Curitiba nesta quarta-feira (28)

Mariana Ohde

Bolsonaro fica no Paraná até amanhã (29) e Lula discursa hoje (28), às 17h, no Centro da capital.

Com Rafael Neves, Metro Curitiba

Líderes das intenções de votos nas eleições 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) estarão, ambos, em Curitiba nesta quarta-feira (28), com seus respectivos apoiadores.

Bolsonaro vem ao Paraná para participar de uma reunião com seu partido. Ele chega às 11h30 ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Lá, deve ser recebido por seus apoiadores – a recepção é organizada pelo deputado Fernando Francischini (PSL-PR).

Daqui, Bolsonaro segue para Ponta Grossa para cumprir a agenda com correligionários e participar de uma passeata às 18h20. O pré-candidato volta à capital na quinta-feira (29) para um almoço aberto a interessados, pelo valor de R$ 45, no Restaurante Madalosso.

Já Lula encerra, em Curitiba, a caravana pelos estados do Sul que começou, na semana passada, no Rio Grande do Sul. O ex-presidente deve discursar às 17h na Praça Santos Andrade, no Centro.

O ex-presidente chega à capital depois de enfrentar vários protestos nos três estados durante a viagem. Nesta terça-feira (27), um dos ônibus da caravana teria sido atingido por tiros, segundo os organizadores.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) não informou o número de policiais que vão trabalhar no esquema de segurança para a visita do ex-presidente, porém garante que o policiamento será reforçado em todos os pontos em que houver atos públicos.

Manifestações

Os caminhos de Lula e Bolsonaro não devem se cruzar em Curitiba, mas os apoiadores do petista e seus antagonistas estarão no Centro, no final da tarde de hoje, a menos de 1 km de distância.

Os apoiadores de Bolsonaro se mobilizam nas redes sociais para o ato “República de Curitiba contra Lula” – que tinha 2,2 mil interessados no Facebook
até a noite de ontem. O evento foi marcado para as 17h, mesmo horário do início do discurso do petista. Enquanto o ex-presidente fala na praça Santos Andrade, o ato de repúdio será na Praça 19 de Dezembro, também no Centro.

Para as 15h30, o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Movimento Curitiba Contra a Corrupção programam uma carreata em oposição a Lula.

Em discurso no Rio Grande do Sul, Bolsonaro citou a coincidência de encontro com Lula em Curitiba e fez um ‘desafio’ ao petista: “Vamos ver quem mais leva o povo na rua”, disse o pré-candidato, que também atacou no Twitter. “Quem banca a campanha do Lula? E a do Bolsonaro? Pousarei na quarta-feira em Curitiba. Uma boa oportunidade para saberem se o apoio é espontâneo ou não”, escreveu.

A Sesp informa que o Departamento de Inteligência do Estado do Paraná está monitorando redes sociais para identificar a organização de possíveis atos de violência. Não deve haver contato entre os dois grupos, mas a Polícia Militar (PM) afirma que vai acompanhar todas as movimentações e “agir apenas caso necessário”.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal