Mocidade Azul é pentacampeã do Carnaval de Curitiba

Simone Giacometti


A apuração do Carnaval de Curitiba 2019 aconteceu neste domingo (4) no Memorial de Curitiba. A divulgação das notas começou a ser feita a partir das 17h e foi acompanhada com muita expectativa pelos integrantes de todas as escolas de samba.   A Escola de Samba Mocidade Azul foi proclamada a campeã do Carnaval de Curitiba em 2019, com 179,60 pontos. Esse é o quinto título da escola, que também venceu no ano passado.

A Mocidade Azul levou para a avenida o enredo “Carnaval é Ubuntu”, uma referência à Mãe África, berço da humanidade. O samba empolgou o público e o desfile surpreendeu pelo luxo das fantasias.

Em segundo lugar ficou a Acadêmicos da Realeza, que totalizou 179,00 e apresentou ao público a história da cachaça. Expressões populares como “Só mais uma” e “A saideira!” estavam no enredo que trouxe do plantio da cana até a simbologia que envolve a mais brasileira de todas as bebidas destiladas.

Em terceiro lugar ficou a Enamorados do Samba, que totalizou 175,50 . Com esse resultado, a Escola Embaixadores da Alegria subiu para o grupo especial, no lugar da Leões da Mocidade, que no ano que vem desfilará no grupo de acesso.

“Esse título vai para nossa vice-presidente Nena Teixeira, que nos deixou depois de iniciar esse lindo trabalho. Nosso espírito é de muita alegria por ganhar esse pentacampeonato, mas também de agradecimento a ela. Foi muito empenho, que agora foi reconhecido”, disse o presidente da Mocidade Azul, Altamir Jorge Lemos.

Foram avaliados os quesitos bateria, fantasia, samba-enredo, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, harmonia e conjunto.

O corpo de jurados foi formado por 18 personalidades do meio cultural: Vitor Mendes Rodrigues, Lourival Ferreira, Gilmar Carlos da Silva, Paulo César Maia Bitture, Nemésio Xavier França Filho, Edwin Ricardo Pitre Vasquez, Maria Cristina Assis Yamada Zambenedetti, Anne Brasil de Araújo, Maristela Reinehr, Olinto Alves Simões, Eliane Inakilevich Berger, Cláudio Fontan, Diogo Cavazotti Aires, Geslline Giovana Braga, Ademir Nelson Pereira da Silva, Leandro de Souza Leal, Luiza Aparecida Ferreira e Sonia Maria Estansk.

A proclamação da escola campeã encerra a programação oficial do Carnaval 2019 em Curitiba. De acordo com o presidente da Comissão de Carnaval, Jaciel Teixeira, o evento deste ano foi um sucesso e demonstra que as escolas estão empenhadas em fazer uma festa cada vez melhor para o público curitibano. “A união de esforços da Prefeitura com as escolas resultou num carnaval excelente”, avaliou Jaciel. “O feedback que tivemos na avenida é uma demonstração disso. As pessoas elogiaram o espetáculo e a organização, e consideraram que as escolas apresentaram um nível surpreendente”, disse.

Os desfiles realizados sábado e domingo levaram milhares de pessoas para a Avenida Marechal Deodoro e provaram que Curitiba tem Carnaval sim, senhor! 

 

Com informações da Prefeitura de Curitiba

 

 

Previous ArticleNext Article