Sete dias de isolamento para quem voltar de viagem. Veja o que recomenda a secretária da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba está recomendando àqueles que forem viajar neste fim de ano um isolamento mí..

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba está recomendando àqueles que forem viajar neste fim de ano um isolamento mínimo de sete dias quando voltarem da viagem. Segundo a recomendação, esse isolamento ajuda a reduzir os riscos de transmitir o novo coronavírus para as pessoas de seu convívio.

O alerta da Secretaria Municipal de Saúde vale para qualquer pessoa que retornar de uma viagem, seja de carro, de ônibus ou de avião.

“Além do uso de máscara e higiene frequente das mãos, quem for circular neste fim de ano não precisa voltar e ir correndo abraçar avós, pai e mãe, amigos. Espere um pouco e fique atento aos sintomas”, fala Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.

A recomendação é para que nos sete dias de isolamento a pessoa fique atenta aos sintomas respiratórios como tosse, sinusite, dor de garganta, febre. Caso nesse período tenha qualquer um desses sinais, deve ligar para a Central de Teleatendimento (3350-9000) que a equipe da Secretaria Municipal da Saúde passará as recomendações.

A Central de Teleatendimento da Prefeitura de Curitiba funcionará normalmente, de segunda a segunda, das 8h às 20h.

Nova linhagem do coronavírus: isolamento é ainda mais importante

Segundo a Secretaria, o isolamento mínimo é ainda mais importante para viajantes do exterior. E ainda mais importante se vier da Inglaterra. Nesse caso, havendo sintomas respiratórios, a recomendação também é ligar para a Central 3350-9000.

A preocupação da secretaria é em razão da nova variante do SARS-Cov 2, com maior potencial de transmissão deste novo coronavírus, divulgado pelas autoridades britânicas no último fim de semana.

“A preocupação principal é evitar a transmissão dessa nova linhagem na cidade, e para isso precisamos saber onde estão essas pessoas que chegaram da Inglaterra nos últimos 20 dias, sejam moradores da cidade ou visitantes”, explica Marion Burger, infectologista da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Leia também: Vai viajar? Veja os cuidados que devem ser tomados em avião e ônibus