Campanha contra a pólio e multivacinação começa nesta segunda-feira, no Paraná

Redação


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira (28) no Paraná. O objetivo é atingir 95% de cobertura vacinal em crianças a partir de 12 meses a quatro anos, no caso da pólio, e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Com o apoio das secretarias municipais de saúde dos 399 municípios do estado, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) optou por antecipar as ações da campanha, proposta pelo Ministério da Saúde, em uma semana – a campanha nacional terá início no dia 5 de outubro. No Paraná, as doses começam a ser aplicadas na segunda-feira e ficam disponíveis até o final da companha, no dia 30 de outubro.

“Temos vacina, temos profissionais preparados em cada sala de vacinação no Paraná. A pandemia afastou as pessoas das unidades de saúde. Mas é fundamental que a população esteja imunizada. Hoje a expectativa é pela vacina que proteja da Covid-19. No entanto, existem outras doenças que podem ser evitadas, justamente porque temos vacinas”, afirma Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.

A campanha contra a poliomielite acontece a cada dois anos. A doença é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos, e a vacinação é a única forma de prevenção.

O Paraná conta com 583.962 crianças com idade entre 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade e que precisam ser imunizadas. A vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.

MULTIVACINAÇÃO E DOSES CONTRA MENINGITES

Uma novidade na campanha de vacinação 2020 é a oferta da vacina meningocócica ACWY pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes disponível apenas na rede privada, a vacina entrou no calendário vacinal publico neste ano, projete contra quatro times de meningites e deve ser aplicada em adolescentes de 11 e 12 anos.

A Campanha Nacional de Multivacinação oferta ainda vários outros tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. São elas: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a  Pentavalente  que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, Rotavírus Humano contra a diarreia,  Pneumocócica 10 contra a pneumonia meningite e otite,  Meningocócica C, Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra a varicela, vacina HPV que previne alguns tipos de câncer em jovens,  vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.

Previous ArticleNext Article