
Em canal bolsonarista, ministro da Saúde diz ser contra uso obrigatório de máscara
Rafael Nascimento
18 de agosto de 2021, 16:45
A Prefeitura de Curitiba anunciou que vai antecipar a segunda dose das vacinas da Pfizer e Astrazeneca para as pessoas c..
Redação - 18 de agosto de 2021, 17:08
A Prefeitura de Curitiba anunciou que vai antecipar a segunda dose das vacinas da Pfizer e Astrazeneca para as pessoas com 59 e 58 anos nesta quinta-feira (19/08). Com isso, a vacinação contra covid-19 por faixa etária fica suspensa.
Conforme a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), serão contempladas as pessoas de 59 anos que receberam a primeira dose em 2 de junho e as de 58 anos vacinadas em 5 de junho.
As pessoas estão sendo convocadas por mensagem pelo aplicativo Saúde Já, que deverá ser apresentada na hora da vacinação. A estimativa é que quase 18 mil pessoas terão a segunda dose antecipada para esta quinta. O atendimento será feito em 14 pontos, das 8 às 17h.
Para quem tem 59 e 58 anos, mas tomou a vacina fora do cronograma (em períodos de repescagem), não haverá antecipação da segunda dose nesta quinta.
Aqueles que não receberam a mensagem de convocação pelo Saúde Já não terão a segunda dose antecipada para esta quinta e deverão, portanto, seguir a data agendada anteriormente.
Quem for convocado e não conseguir comparecer nesta quinta poderá tomar a vacina em outra data em que haja repescagem.
O intervalo convencional entre as doses da AstraZeneca e da Pfizer é de aproximadamente 90 dias. A redução do período para o grupo de 59 e 58 anos será de até 11 dias.
Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, essa faixa etária é a mais vulnerável à infecção neste momento da pandemia. “A variante Delta tem se mostrado mais resistente aos anticorpos produzidos pela primeira dose, mas com duas doses essa barreira aumenta. Como as pessoas mais idosas já estão imunizadas com as duas doses, o vírus procura novos espaços de vulnerabilidade, no caso a população de 59 a 50 anos”, explica ele.
Os dados da prefeitura de Curitiba apontam que as pessoas entre 59 e 50 anos responde por 15% das novas infecções, 23% das internações e 19% dos óbitos confirmados por covid-19 no município. Parte deste grupo já completou o ciclo de imunização, mas a parcela que iniciou o cronograma de segunda dose em 25 de agosto ainda não está totalmente imunizada.
Essa ampliação será possível com as doses para segunda aplicação que estão disponíveis no estoque do município. Caso o município receba novos lotes de imunizantes, seguirá com a redução de intervalo entre as doses.
Na sexta-feira (20/8), a aplicação da segunda dose será para pessoas imunizadas com a primeira dose Coronavac em 24 e 26 de julho e com a primeira dose de Pfizer nos dias 25,26,27 e 28 de maio.
Das 8h às 17h