Destaque 2
Compartilhar

Curitiba inaugura loja autônoma em condomínio residencial

Em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19, a startup Onii inaugura nesta semana em Curitiba a primeira loja autôn..

Pedro Ribeiro - 07 de abril de 2020, 17:01

Em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19, a startup Onii inaugura nesta semana em Curitiba a primeira loja autônoma em condomínio residencial da cidade. Com um aplicativo instalado no celular, os moradores do residencial Luggo Lindóia vão entrar no espaço e comprar os produtos desejados, sem precisar interagir com ninguém.

A Onii trouxe para o Brasil um modelo inspirado nas lojas de conveniência Amazon Go, da gigante varejista norte-americana. Para fazer suas compras, o cliente entra na loja com um QRCode obtido no aplicativo, que é lido pela fechadura da porta. Em seguida basta escanear os itens escolhidos no celular para que a compra seja creditada no cartão cadastrado.

A primeira loja da cidade é um modelo de nove metros quadrados e abre oferecendo produtos de conveniência, nas linhas de bebidas, snacks e mercearia, que permitem inclusive cozinhar refeições. O espaço tem duas gôndolas e duas geladeiras e o abastecimento é garantido por um aplicativo de controle de estoque.

Por causa do coronavírus, a empresa está abrindo espaço para que produtores locais possam oferecer seus produtos dentro da loja, conta Rafael Pereira, licenciado da Onii em Curitiba, que já prospecta outros residenciais para o serviço.

Outros produtos podem entrar no mix conforme a demanda apresentada pelos moradores do Luggo Lindóia, condomínio com 128 apartamentos, que também está sendo entregue nesta semana para o mercado. A Luggo é uma startup da Construtora MRV que constrói imóveis para alugar. Os empreendimentos estão alinhados ao conceito de autoatendimento e compartilhamento de espaços de serviço, como lavanderia.

Isolamento social acelera expansão

A Onii nasceu dentro do centro de inovação Onovolab, em São Carlos, no interior de São Paulo, onde inaugurou sua primeira loja autônoma em dezembro de 2019. Na primeira semana de uso, 200 moradores do conjunto residencial de 240 casas já haviam feito download do aplicativo. O faturamento do primeiro mês foi de R$ 15 mil.

A pandemia acelerou a expansão da rede de lojas. Em março, a empresa fechou 80 contratos para a instalação de unidades similares no estado de São Paulo. Entre os clientes, estão o grupo MRV, a construtora Bild, a rede de condomínios Alphaville e o aeroporto de Congonhas, na capital paulista.

Há duas semanas, quando a população entrou em isolamento, a procura por lojas cresceu. “Estamos instalando em regime emergencial novas unidades”, diz Ricardo Podval, fundador da empresa. Além de Curitiba, novas unidades estão sendo abertas em Londrina, no Norte do Paraná, e em várias cidades de São Paulo e Minas Gerais.

Até o final do ano, a meta é ter 200 lojas instaladas no país. “A gente acredita que o modelo veio para ficar, traz comodidade ao morador, que consegue consumir sem sair do condomínio”, afirma Podval. Curitiba credenciou-se para a primeira etapa da expansão por suas características de pólo de inovação e empreendedorismo, explica o empresário, que vê grande potencial de crescimento local.

O projeto da Onii prevê que a instalação das unidades seja custeada pela empresa, mas a operação precisa ser terceirizada. A preferência é para um morador do condomínio, que fica com 90% do valor de faturamento da loja. “O plano é que elas sejam geridas por moradores com mais de 60 anos, para gerar trabalho e renda para essa população”, diz Podval.

Sobre o Onii

A startup Onii é a disruptura do varejo tradicional. Oferece opções de compras com segurança via App com QRCode 100% em nuvem e com reconhecimento facial para acesso e pagamento. Além de lojas de conveniência para condomínios residenciais verticais e horizontais, a Onii tem soluções autônomas para empresas, por meio de boxes de até 20 metros quadrados, estações com vanding machines, lockers para armazenamento e entrega e projetos especiais com a marca personalizada. Conheça mais em Onii.