
Moro anuncia nomes para a PRF e Secretaria de Defesa do Consumidor
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
07 de dezembro de 2018, 20:59
Um levantamento da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) de Curitiba, aponta que 26 casas estão com ri..
CBN Curitiba - 07 de dezembro de 2018, 21:35
Um levantamento da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) de Curitiba, aponta que 26 casas estão com risco de desabamento em Itaperuçu, na região metropolitana da capital paranaense. O município foi atingido por um tornado na última sexta-feira (30), que resultou em duas mortes e danos em escolas, postos de saúde e mais de 300 residências.
>>> Confira vídeos de moradores narrando a formação do tornado
>>> Governo pede agilidade no socorro após tempestade em Itaperuçu
A equipe técnica, composta por engenheiros e arquiteto da Prefeitura de Curitiba, percorreu imóveis do Centro e dos bairros Jardim Santa Maria, Butieirinho, Jardim Itaú II e Vinha Canha, em um grupo organizado pela Defesa Civil do Estado, com o apoio de servidores municipais de Itaperuçu.
O levantamento identifica e verifica as edificações com problemas estruturais, após o desastre natural. A vistoria faz parte da ação integrada em Itaperuçu, que é considerada um tipo de resposta diferente frente a um desastre natural na região. Após o atendimento emergencial, as atividades de auxílio ao município continuam.
Além dos profissionais da Cosedi, voluntários dos Engenheiros Sem Fronteiras e alunos de engenharia estão contribuindo na avaliação dos danos e orientação às famílias atingidas. A parceria também prevê a retirada de entulhos e resíduos deixados pelo tornado, com o apoio de equipes do Departamento de Limpeza Pública de Curitiba e a distribuição de doações, por meio da Fundação de Ação Social.