
Seria a volta da impunidade sistemática, diz procurador da Lava Jato sobre HC de Lula
Jordana Martinez
04 de abril de 2018, 14:19
Procuradores da Lava Jato questionam a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de remeter para a Justiça de São Paulo ..
Jordana Martinez - 26 de abril de 2018, 15:25
Procuradores da Lava Jato questionam a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de remeter para a Justiça de São Paulo trechos da delação da Odebrecht que citam o ex-presidente Lula.
"O STF não pode permitir que manobras e artimanhas se sobreponham a maioria e à própria história e tradição do tribunal", afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima pelas redes sociais.
Nesta quarta-feira (26), a força-tarefa da Lava Jato enviou um ofício para o juiz Sergio Moro defendendo a competência da 13ª Vara Federal para o julgamento dos processos do petista.
“Deve-se observar que a referida decisão não tem por objeto a modificação de competência para o julgamento da ação penal... mas sim o mero encaminhamento de termos de colaboração”, afirmou o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
Para Dallagnol é " ininteligível a remessa dos depoimentos em questão para outras jurisdições.”
Segundo os procuradores do MP, a decisão do Supremo gerou um "lamentável tumulto processual", já o STF não poderia determinar a competência sobre os processos.
“Nesse contexto, cabe ao juízo desta causa decidir, no momento próprio, à luz de todos os elementos de prova encartados aos autos, a respeito dessa questão.”