Primeiro lote do Imposto de Renda estará disponível para consulta nesta sexta

Redação

Primeiro lote do Imposto de Renda estará disponível para consulta nesta sexta

A Receita Federal irá disponibilizar a consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) a partir das 9h desta sexta-feira (22).

Serão contemplados nesse primeiro lote apenas contribuintes idosos ou portadores de doenças graves. O pagamento para essa faixa está previsto para o dia 29 de maio.

Ao todo 901.077 contribuintes estão nessa faixa e irão receber R$ 2 bilhões ao total.

O prazo final para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física é o dia 30 de junho, sendo que o pagamento para os contribuintes foi reduzido de sete para cinco lotes.

Como comparação, em 2019 as restituições começaram no dia 17 de junho e se encerraram em 16 de dezembro, enquanto neste ano irá pagar os últimos contribuintes no dia 30 de setembro.

Outra mudança realizada para facilitar o acesso a restituição é que a verba é depositada diretamente na conta do contribuinte no último dia útil do mês.

COMO CONSULTAR OS LOTES DO IMPOSTO DE RENDA

O contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal e verificar no serviço e-CAC para analisar possíveis inconsistências de dados. Caso exista algum erro, deverá ser encaminhado uma declaração retificadora.

Ainda é possível realizar essa consulta por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível nas plataformas Android e iOS.

A restituição ficará disponível no banco assinalado pelo contribuinte durante um ano e caso o valor não seja creditado é necessário entrar em contato com o Banco do Brasil (via agência ou telefone) para agendar o pagamento.

Previous ArticleNext Article