Professor Oriovisto e Flávio Arns são os novos senadores do Paraná

Roger Pereira


Numa eleição com incrível reviravolta, Professor Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) foram eleitos senadores pelo Paraná neste domingo. Oriovisto ficou com a primeira vaga, com 29% dos votos válidos, enquanto Arns foi o segundo, com 23%. Eles desbancaram o senador Roberto Requião (MDB), que terminou na terceira posição, com 14% dos votos válidos.

Requião liderou as pesquisas desde o início da campanha, e apareceu na primeira posição, com considerável vantagem, até as pesquisas do último sábado. Surpreendentemente, neste domingo, a vantagem não se confirmou nas urnas.

A campanha para o Senado começou como “barbada” para Requião e o ex-governador Beto Richa (PSDB), que dividiam o eleitorado e caminhavam para uma eleição tranquila para as duas vagas. A prisão de Richa, na Operação Rádio Patrulha, no dia 11 de setembro, no entanto, mudou o rumo da disputa.

Richa despencou nas intenções de voto (terminou a eleição na sexta posição, com 3% dos votos) e o eleitor passou a buscar nomes alternativos para o voto até então destinado ao tucano. Neste cenário, Oriovisto, candidato da coligação do governador eleitor Ratinho Junior, disparou. Já aparecia como segundo colocado nas últimas pesquisas, mas acabou vencendo a eleição, com ampla vantagem, recebendo mais de 2,8 milhões de votos, o dobro da votação de Requião.

Aos 73 anos de idade, Oriovisto disputou sua primeira eleição neste ano. Um dos mais importantes empresários do Paraná, o fundador do Grupo Positivo aceitou o convite do senador Alvaro Dias para ser o candidato do Podemos nesta eleição.

Já Flávio Arns volta ao Senado depois de oito anos. Ele foi eleito senador em 2002, pelo PT, encerrando mandato em 2011, depois de ter trocado o PT pelo PSDB. Em 2010, foi eleito vice-governador de Beto Richa (PSDB). No segundo mandato do tucano, foi preterido por Cida Borghetti, mas foi secretário de Assuntos Estratégicos do governo até o ano passado.

Pelo Twitter, Requião comentou a derrota. “No Paraná as empresas de pesquisa simularam um crescimento de Beto Richa( Ibope) e me liquidaram com o voto util em Oriovisto e Arns.Alem disto fui atacado com calunias nos últimos dias. Da melhor condição eleitoral do pais para a derrota em 48 horas. Apreendamos!”

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal