PF prende quadrilha que usava câmera para monitorar posto policial em Foz do Iguaçu

Alexandra Fernandes

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (16) uma quadrilha que usava câmaras para monitorar  um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-277 na região de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná.  O grupo repassava as informações para que os criminosos escapassem de fiscalizações da polícia. As investigações começaram em 2017. Foram identificados cinco núcleos criminosos que atuam no transporte de mercadorias ilícitas na região.

Em um vídeo divulgado pela PRF é possível ver o local onde uma câmera de alta resolução estava instalada. Eram fornecidos em tempo real todos os dados necessários aos criminosos para driblar a fiscalização naquele local. Durantes as investigações, foi constatado que o núcleo dava apoio a diversas organizações criminosas do país. O serviço de “monitoramento” era para diversos crimes desde de contrabandear produtos até tráfico de drogas.

Até o momento oito pessoas foram presas preventivamente e foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu, Céu Azul e Santa Terezinha do Itaipu. Grande parte dos suspeitos já tinha passagem pela prática de crimes de contrabando e descaminho, o que, segundo a PF, demonstra a dedicação à prática destes crimes de forma profissional.


No decorrer da investigação, foi constatado que os criminosos atuavam de diversas formas: desde o apoio logístico como armazenamento de mercadoria, disponibilização de olheiros, motoristas, batedores para o contrabando até a venda de produtos. Eram alvos dos grupos principalmente eletrônicos e cigarros. Carros roubados e com placas falsas também eram utilizados para a prática dos crimes.

Chamada de Operação Saúva, a ação tem, dentre outros, o objetivo de reunir informações complementares sobre a prática dos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa e tráfico de drogas, bem como verificar a lavagem de dinheiro por meio de ilícitos.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook