direito empresarial
Compartilhar

O mobbing: o novo nome para uma antiga conduta.

In Loco: transmitindo informações e compartilhando experiências.Série: Nas entrelinhas do Direito, por André Cesa..

Janaina Chiaradia - 12 de outubro de 2019, 08:16

Fonte: https://pt.depositphotos.com/54969271/stock-photo-stop-mobbing.html
Fonte: https://pt.depositphotos.com/54969271/stock-photo-stop-mobbing.html

In Loco: transmitindo informações e compartilhando experiências.

Série: Nas entrelinhas do Direito, por André Cesar de Melo.

Com a coluna de hoje, vários parâmetros da área que me desperta maior interesse, ganha destaque, qual seja, o ambiente de trabalho.

Costumo destacar que, uma das maiores responsabilidades do meio empresarial, sem dúvida, é manter um ambiente de trabalho, sadio, harmonioso e seguro. Então, vamos a leitura:

Por Alexandre Saldanha e André Cesar de Mello (ambos juristas estudiosos do Direito, com especialidades na área, palestrantes e escritores).

Querido leitor, você já ouviu falar em mobbing? É um novo nome para um fato social que está por aí nos rondando. Ocorre no ambiente empresarial/laboral e muitos já ouviram falar. E a coluna “Nas Entrelinhas do Direito” é voltada para o mundo empresarial. Portanto, é um tema absolutamente fundamental para o meio dos negócios. Vamos lá?

O trabalho sempre foi responsável pela qualificação sócio-econômica de uma sociedade, bem como pela reafirmação de um indivíduo dentro do meio em que vive. Por isso, um ambiente de trabalho saudável é indispensável para assegurar o desenvolvimento do individual potencial humano garantindo a saúde, o bem estar e a dignidade do trabalhador.

Atualmente o ambiente de trabalho se encontra vulnerável com o acontecimento de diversas situações que ameaçam a sua salubridade. É um exemplo disso o assédio moral em ambiente de trabalho. Aí é que surge o mobbing.

O QUE É O MOBBING?

Segundo ensina Marie-France Hirigoyen.

Hoje é sabido que esse comportamento ocorre não só entre chefes e subordinados, mas vice-versa e entre colegas de trabalho com vários objetivos, entre eles o de forçar a demissão da vítima, o seu pedido de aposentadoria precoce, uma licença para tratamento de saúde, uma remoção ou transferência. Geralmente as pessoas mais criativas, éticas e competentes são alvo do mobbing. E a razão é a seguinte: essas pessoas se demonstram mais capazes e, portanto, podem ser uma ameaça para aqueles que adotam essa prática. O empresário precisa estar atento a esse fato.

Não se pode confundir o uso correto para cada termo. O mobbing é o assédio moral no ambiente de trabalho e o bullying é no ambiente escolar. Também não se confunde com assédio sexual e nem com cyberbullying.

As semelhanças guardadas entre os dois conceitos é a utilização do desequilíbrio de poder para ridicularizar as vítimas e amedrontar os espectadores, e os resultados nefastos para as vítimas como apatia social e sérios transtornos emocionais.

TIPOS DO MOBBING

Sabem quais são as variações do mobbing? São três. Vamos a elas: 1) Na modalidade vertical, o mobbing, também conhecido como bossing ou mobbing estratégico, configura-se quando é praticado pela direção de uma empresa contra seus prepostos; 2) O mobbing horizontal é aquele praticado entre colegas de trabalho de mesmo escalão; e 3) O mobbing ascendente ocorre quando o assédio moral é praticado pelos prepostos contra seus superiores.

COMO RESOLVER A SITUAÇÃO

Algumas práticas podem resolver a situação, dentre as quais: 1) Lidar com o assédio com firmeza e determinação; 2) necessidade de um tratamento correto e respeitoso; 3) evitar culpar a si mesmo da situação de assédio; 4) não isolar-se dos demais jamais; 5) procurar ajuda de um profissional da psicologia; 6) denunciar o agressor à Justiça se as medidas anteriores não forem úteis.

Como se trata de uma questão psicológica, é importante que o indivíduo não se afaste dos demais. É importante ter a mente fixa no fato de que a situação se resolverá. Não fique parado. Movimente-se em direção à resolução. Lembre-se que o movimento é “vida”, enquanto a estagnação é a “morte”. Quem fica parado, como uma pessoa em depressão, sempre fica parada e estagnada. Já perceberam? As pessoas com mais vitalidade sempre se movimentam mais. A solução é: movimente-se em direção à solução.

Conta a história que Dom Quixote, cavalgando, foi questionado por Sancho Pança, que perguntou: “Mas por que os cães estão latindo?”. Logo em seguida Dom Quixote respondeu: “Porque estamos avançando”. Quer dizer: mova-se e defronte-se com a vida, sendo essa uma solução para o mobbing.

CONCLUSÃO

Portanto, o mobbing é caracterizado como assédio moral no ambiente empresarial, fato esse que os empresários, colaboradores e prestadores de serviço precisam ter cuidado, diante dos graves danos que são causados nas pessoas que são alvo dessas práticas.

É preciso analisar além do simples contrato, a fim de garantir a real ordem econômica! Saindo para ver o sol:

https://www.youtube.com/watch?v=7ea7WkLtIWQ

Um ótimo sábado a todos, e aguardem ainda hoje, mais uma série...

Abraços,

Janaina Chiaradia

 

 

LEYMANN, H., & Gustafsson, A. (1996). Mobbing at Work and the Development of Post-Traumatic Stress Disorders. European Journal of Work and Organizational Psychology, 5, 251-275.