1,8 milhão de paranaenses devem fazer a declaração do IR

Mariana Ohde

malha fina

Com CBN Curitiba

A partir desta quinta-feira (23) os contribuintes podem adiantar os trabalhos da declaração do Imposto de Renda. Desde às 9h da manhã o programa gerador da declaração, o PGD 2017, já está disponível para download no site da Receita Federal.

Neste ano, uma série de mudanças foi feita para facilitar a declaração. Segundo o supervisor do programa para o Paraná, Vergilio Concetta, os aprimoramentos devem evitar contratempos como a descoberta de atualizações do programa no momento de encaminhar a declaração. Até o ano passado era o contribuinte que tinha que ficar atento aos upgrades, a partir de agora, ele vai receber um aviso caso haja uma nova versão.

“A atualização do programa agora é feita no momento em que o contribuinte acessa o programa do Imposto de Renda. Se houver alguma atualização do programa, ele já vai receber essa atualização. Outra novidade é o programa Receita Net, incorporado ao PGD, que evita que o contribuinte precisa baixar dois programas”, explica.

Com o cruzamento de dados e a quantidade de informações disponíveis cada vez mais maiores, o cuidado para evitar discrepâncias também deve ser reforçado. “Qualquer tipo de divergência pode levar a declaração para a malha. Um dos fatores que mudou esse ano, por exemplo, foi a redução da idade para colocar o CPF. Então todos os dependentes acima de 12 anos vão ter que informar o CPF. Quando colocar o dependente, e esse dependente tiver rendimentos, tem que trazer esses rendimentos para a tributação”, alerta.

Para 2017 a expectativa é a de que 1,8 milhão de paranaenses façam a declaração do IR. O número é maior em comparação com o do ano passado, quando foram 1,76 milhão de declarações.

Estão obrigados a declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 durante o ano ou quem teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima dos R$ 40 mil. A entrega das declarações do Imposto de Renda começa no dia 2 de março e segue até 28 de abril.

Apesar de 50% dos contribuintes deixarem a tarefa anual para os dez dias finais de prazo, cabe sempre lembrar que a restituição é feita priorizando a ordem de entrega. O primeiro lote sai no dia 16 de junho; o último só em dezembro.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="416152" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]