Com 19 mil novos empregos, Paraná volta a ter saldo positivo em contratações no ano

Redação


Pelo quarto mês seguido, o Paraná teve saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. De acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério da Economia, divulgado nesta quinta-feira (29),  o Estado abriu 19.732 novos postos de trabalho em setembro.

O número representa o segundo melhor desempenho do ano, atrás apenas de fevereiro – antes da pandemia do novo coronavírus. Com isso, o Paraná passa a ter saldo anual positivo na abertura dos postos de trabalho, com 1.092 vagas, algo que não ocorria desde março.

O estado foi o quinto da federação que mais empregou no último mês, atrás apenas de São Paulo (75.706), Minas Gerais (36.505), Santa Catarina (24.827) e Pernambuco (21.801).

Já em relação a agosto, que contou com saldo de 17.061 admissões, houve um incremento de aproximadamente 16%.

“É um resultado que nos deixa muito feliz. Não há programa social melhor do que o emprego. O planejamento do Governo do Estado é para que esses números continuem crescendo, que possamos terminar esse ano tão difícil de uma maneira boa, com os paranaenses trabalhando e movimentando a economia”, destacou o governador Ratinho Junior.

INDÚSTRIA E COMÉRICIO PUXAM ALTA DE NOVOS EMPREGOS

Os setores que mais se destacaram em setembro no Paraná foram da indústria de transformação, com 6.690 empregos criados. Na sequência, destaque para o comércio (5.398), serviços (4.716), construção civil (2.892) e agricultura (100). O único segmento com saldo negativo foi o da indústria de utilidade pública, com fechamento de 64 vagas.

“A indústria vem contratando mais, mesmo nesse período recente. Além disso, ela alavanca outros setores da economia por pagar melhores salários e exigir mais qualificação”, explicou a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glisnki. “Mas vale ressaltar também o bom desempenho da construção civil”, completou.

As cidades paranaenses com melhor desempenho no Caged no mês passado foram Curitiba (4.006 empregos gerados), São José dos Pinhais (1.314), Maringá (1.154), Ponta Grossa (930), Londrina (903), Cascavel (679), Arapongas (415), São Mateus do Sul (412), Fazenda Rio Grande (396) e Colombo (383).

Previous ArticleNext Article