Saiba como usar créditos do Nota Paraná para quitar IPVA

Fernando Garcel


O Governo do Paraná liberou o uso dos créditos obtidos pelo programa Nota Paraná para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018.

O contribuinte que colocou seu CPF em compras durante o ano poderá transferir os créditos durante todo o mês de novembro por meio do site do programa ou pelo aplicativo. É possível efetuar tanto o pagamento total como parcial do imposto e não há limite de valor a ser utilizado, segundo a Secretaria da Fazenda.

Em novembro do ano passado, 38,9 mil pessoas solicitaram a transferências dos créditos que possuíam para esse fim e deixaram de desembolsar R$ 6,1 milhões para pagar o imposto.

Nota Paraná terá prêmio de R$ 1 milhão em dezembro

Como usar os créditos

O participante do programa deve acessar a conta do Nota Paraná e clicar na aba “minha conta corrente” e no menu “utilização de crédito”. Em seguida, clicar na opção “Transferir crédito para pagamento de IPVA – Exercício 2018” e seguir as instruções.

Para utilização, os créditos deverão estar na conta do Nota Paraná do proprietário do veículo. O CPF cadastrado no Nota Paraná deve ser o mesmo do dono do automóvel. O IPVA de mais de um veículo de um mesmo proprietário pode ser pago com os créditos.

Se o contribuinte optar pelo uso do crédito e não tiver o valor suficiente para quitar integralmente o imposto, a Secretaria da Fazenda enviará um boleto com a diferença, para que o pagamento seja complementado em 2018. Se a diferença for quitada à vista, será possível aproveitar o desconto de 3% que vai ser oferecido aos contribuintes do IPVA.

Previous ArticleNext Article