Iniciativa da Fiep é reconhecida pela ONU

Redação e Assessoria

O Portal ODS reúne informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) apresenta na próxima segunda-feira (9), em Nova Iorque, o Portal ODS, uma plataforma que disponibiliza notícias, vídeos, agenda de eventos, serviços e indicadores de todos os estados e municípios brasileiros. A apresentação acontece durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, nos Estados Unidos, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O Sistema Fiep foi convidado para compartilhar o case do portal como uma das melhores práticas no mundo para o desenvolvimento local.

Com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo resultados econômicos satisfatórios aos negócios, equidade social e respeito ao meio ambiente, o Portal ODS reúne informações para dar suporte a todas as instituições no Brasil interessadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O reconhecimento do Portal como um case internacional de desenvolvimento local para nós é fruto de um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2004. O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, é referência no trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento das agendas mundiais de desenvolvimento”, contextualiza o presidente do Sistema Fiep, Cláudio Petrycoski.

Indicadores ODS de todos os estados e municípios brasileiros são atualizados permanentemente na plataforma e permitem saber como está a situação de cada cidade em relação a cada objetivo. Assim, é possível que ações sejam tomadas para mudar o quadro. Para gestores, há serviços como ferramenta de busca de indicadores, personalização de relatórios e comparações entre diferentes localidades.

No mesmo painel, outras seis iniciativas de outros países serão apresentadas: da Espanha, Colômbia, Bélgica, África do Sul e China.


O portal ODS

Com a plataforma do Sistema Fiep é possível avançar na reflexão e entendimento sobre oportunidades e benefícios dos ODS para empresas, governos, organizações da sociedade civil e cidadãos. De acordo com estimativas da própria ONU, se continuarmos com os mesmos padrões de consumo, precisaremos de três planetas em 2050. Para o superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, o portal pode ser considerado um instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável.

“O Portal ODS é único, constituindo-se em uma verdadeira contribuição do Sistema Fiep para o alcance da nova agenda mundial de desenvolvimento”, ressalta.

Agenda 2030

Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de consultas públicas em mais de 50 países, os 17 ODS fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Entre os objetivos estão a educação de qualidade (ODS 4); equidade de gênero (OD 5); consumo responsável (ODS 12); e paz e justiça (ODS 16).

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook