75% dos empresários do Paraná estão confiantes com 2018, segundo pesquisa

Andreza Rossini


Redação com assessoria 

Uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) com 114 executivos do Paraná revela que os empresários do Estado estão otimista em relação a 2018. Segundo 75% dos entrevistados, o cenário econômico tende a melhorar. Para 21% dos respondentes, a perspectiva é de que não haja mudança em relação a 2017. Apenas 4% acreditam numa piora da economia.

Perguntados sobre os planos de investimento das empresas para 2018, 62% dos executivos afirmaram que suas empresas devem aumentar os níveis de investimento no próximo ano, enquanto 6% devem reduzi-los. Outros 32% acreditam que suas empresas devem manter o mesmo valor dos recursos investidos em 2017.

As informações divulgadas pelos órgãos oficiais apoiam as perspectivas dos empresários. A recuperação da economia paranaense tem sido mais rápida que a do restante do país. O Produto interno Bruto (PIB) do Estado deve fechar 2017 com crescimento de 2%, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A projeção é superior ao crescimento de 0,89% no PIB nacional previsto por analistas consultados pelo Banco Central.  

Na construção 

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 2 pontos em dezembro e chegou a 81,1 pontos. É o maior nível do indicador desde janeiro de 2015, quando atingiu 84,9.

Consumidor

O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 0,4 ponto de novembro para dezembro e ficou em 86,4 pontos, em uma escala de 0 a 200. Em relação a dezembro de 2016, no entanto, o índice avançou 13,3 pontos.

Previous ArticleNext Article