Conta de luz terá bandeira amarela em setembro

Mariana Ohde


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de setembro será amarela. Com as chuvas recentes, a cobrança ficará mais barata e a bandeira vermelha vai deixar de vigorar no próximo mês.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas e se tornam necessárias quando não chove o suficiente e os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios.

As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. O objetivo do sistema é estimular o consumo consciente. Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="451130" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]