Curitiba terá mutirões de empregos para pessoas com deficiência

Cristina Seciuk - CBN Curitiba

A Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade e pela Fundação de Ação Social (FAS) realizarão mutirões de emprego para pessoas com deficiência. A finalidade é ampliar a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

O primeiro está marcado para a terça-feira (25), com oferta de mais de 400 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de Curitiba, exclusivas para pessoas com deficiência. O atendimento será por ordem de chegada, das 8h às 17h, e não é necessário fazer inscrição ou agendamento prévio segundo o Secretário de Estado do Trabalho, Paulo Rossi.

“Então nós vamos ofertar várias vagas para as pessoas com deficiência no comércio, serviços, indústrias. Elas vão funcionar nas agências do trabalhador de Curitiba e nos 41 municípios que resolveram aderir a essa ação do dia D exclusivo para pessoas com deficiência. Vão ser mais de 400 vagas abertas”

Segundo a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, no Paraná mais de 1,5 milhão de pessoas convivem com alguma deficiência, mas são apenas 28.560 as que estão inseridas no mercado de trabalho formal. Entre esses profissionais, 45% tem alguma deficiência física, seguidos daqueles que tem deficiência auditiva e visual, que são 18% e 15% da força de trabalho respectivamente.

Com o Dia D, o estado pretende avançar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um pacto global que tem, entre outras, a meta de assegurar emprego pleno, produtivo e de igual remuneração a esses cidadãos até 2030.

“Queremos disseminar, mas não somente isso, colocar em prática para que a população, empresários e gestores se conscientizem da importância da empregabilidade para as pessoas com deficiência. Mas não somente para pessoas com deficiência, mas também para os jovens aprendizes, trabalhadores, questões ligadas a saúde do trabalhador. Para que assim a gente possa fazer um mundo melhor”

No dia 25, os candidatos devem comparecer à agência do trabalhador com Carteira de Trabalho, RG, CPF e o laudo médico para comprovação da deficiência. O endereço é rua Pedro Ivo, número 503, no Centro.

Além da oportunidade na terça-feira, a próxima sexta (28) também terá evento voltado à inclusão social e profissional das pessoas com deficiência em Curitiba. O atendimento será realizado na sede da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, que fica no Hugo Lange: Rua Schiller, número 159. Nesse outro Dia D, organizado pela FAS, empresas cadastradas farão a oferta de vagas das 9h às 16h.

Previous ArticleNext Article