Agenda dos EUA deve definir os rumos do dólar nesta sexta-feira

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta sexta-feira (26), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

O pregão de ontem foi marcado pela cautela, aqui e no exterior, antes do tão aguardado discurso da presidente do FED, Janet Yellen. Internamente, os agentes domésticos acompanharam o primeiro dia do julgamento do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, marcado por confusão e hostilidade entre situação e oposição. Em relação ao ajuste fiscal, os investidores aguardam uma postura mais proativa do atual governo para acelerar as medidas necessárias e retomar o crescimento da economia do país. E se mostraram desconfortados com a aprovação da PEC que recria a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023, que foi considerada uma vitória do governo, mas só foi aprovada em troca de favores com a base aliada, como o reajuste salarial do defensor-público geral da União e dos servidores da Defensoria Pública da União (DPU), na contramão do esforço em diminuir gastos. Ao final do pregão, o dólar fechou cotado em R$ 3,2298, alta de 0,18%.

Hoje, todas as atenções dos investidores internacionais estão voltadas para o discurso da presidente do FED, Janet Yellen, na conferência anual em Jackson Hole, às 11hs. Depois que vários dirigentes do BC americano se mostraram favoráveis a, pelo menos, um aumento de juros nos EUA este ano, é o discurso de Yellen que será o driver pra a cotação do dólar globalmente. Porém, antes, os players de mercado poderão conferir a segunda estimativa do PIB americano do segundo trimestre. As principais bolsas europeias e futuros americanos operam perto da linha d’água, o preço do barril de petróleo exibe queda limitada. O dólar perde para as moedas fortes como o euro e a libra e tem direções divergentes entre as emergentes.

Aqui, como no exterior, o dólar deve abrir perto da estabilidade e aguardar os acontecimentos americanos para definir uma trajetória.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="381517" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]