“Amansando o Leão” inicia atendimentos gratuitos neste fim de semana

Andreza Rossini


O tradicional projeto “Amansando o Leão” da FAE Centro Universitário inicia os atendimentos gratuitos à população, para orientação da declaração do Imposto de Renda, neste fim de semana.

Os alunos estarão à disposição da comunidade no sábado, das 9h às 19h, e no domingo, das 13h às 19h, no Shopping Água Verde. Sob a supervisão dos professores, os estudantes auxiliarão as pessoas a preencherem corretamente e enviarem a declaração do Imposto de Renda. Para participar, não é necessário agendar horário, os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. A participação é gratuita, mas a Instituição solicita que as pessoas contribuam com um quilo de alimento não perecível, que será doado às instituições parceiras da Pastoral Universitária da FAE.

Os demais encontros acontecem ao longo do mês de abril e, além dos shoppings, também contemplarão as Unidades da FAE em Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária. Para ficar isento da multa, as declarações devem ser entregues até o dia 30 de abril. “Essa é uma grande chance para a população obter um serviço de qualidade e gratuito e, para os alunos, a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Mais do que auxiliar com o Imposto de Renda, os alunos entram em contato com situações reais que exigem desenvoltura e conhecimento”, observa a coordenadora do projeto, Maria do Carmo Ehlke.

O Amansando o Leão é voltado a todas as pessoas que declaram o Imposto de Renda. É importante destacar que, para facilitar o atendimento, os participantes devem estar munidos da documentação necessária. “É preciso levar a cópia da declaração do ano anterior (caso tenha declarado), informes de rendimentos, relação de bens, extratos bancários e comprovantes de gastos com educação e saúde”.

Quem deve declarar

Devem declarar todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima de R$ 142.798,50.

Principais mudanças

  • Em 2018, será obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017.
  • Na declaração de bens, serão incluídos campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).
  • Também será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.
  • Outra mudança é a possibilidade de impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as que estão em atraso.

Calendário

  • Shopping Água Verde

Datas: 24 e 25 de março

Horários: sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 13h às 19h

Endereço: Av. República Argentina, 1927, Água Verde – Curitiba/PR

  • Shopping Total

Datas: 7, 8 e 15 de abril

Horários: sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

Endereço: R. Itacolomi, 292, Portão – Curitiba/PR

  • Faculdade FAE São José dos Pinhais

Data: 14 de abril

Horário: das 9h às 17h

Local: Núcleo de Prática Jurídica da FAE SJP

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 9551 – São José dos Pinhais/PR

Agende horário pelo telefone: 0800 727 4001

  • Faculdade FAE Araucária

Data: 14 de abril

Horário: das 9h às 17h

Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 1060 – Araucária/PR

Agende horário pelo telefone: 0800 727 4001

  • FAE Centro Universitário

Datas: 19 e 26 de abril

Horário: das 9h às 17h

Endereço: Rua 24 de Maio, 135, Centro – Curitiba/PR

Agende horário pelo telefone: 0800 727 4001

  • Shopping Cidade

Datas: 28 e 29 de abril

Horários: sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 14h às 20h

Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 4984, Hauer – Curitiba/PR

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="512032" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]