Aneel mantém bandeira verde para contas de luz em setembro

Jordana Martinez


A Agência Nacional de Energia Elétrica mantém para setembro a bandeira verde para contas de luz. Este será o sexto mês consecutivo em que a Aneel deixa de cobrar a taxa extra nas tarifas de energia elétrica. A bandeira verde é acionada quando o indicador que mostra o custo de geração da usina mais cara em operação no país, fica abaixo dos R$ 211,28 por megawatt hora em todas as regiões.

Segundo a Aneel, mais para o final de ano, o custo de energia pode subir um pouco por causa de menor ocorrência de chuva nas regiões Sul e Sudeste. A bandeira amarela, que acrescenta R$ 1,50 a cada 100 killowatt-hora de consumo na conta de luz, vigorou em março deste ano.

Desde abril, a bandeira é verde, sem essa taxa adicional. De acordo com a Aneel, os principais fatores que contribuíram para a manutenção da bandeira verde foram a evolução positiva do período úmido neste ano, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas, as sobras de energia, em razão da redução da demanda, e a entrada em operação de novas usinas no sistema elétrico brasileiro.

De janeiro de 2015 a fevereiro de 2016 vigorou a bandeira vermelha, que sinaliza piores condições de geração de energia.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="382133" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]