Após período de quedas, dólar deve seguir valorizado

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta terça-feira (26), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

Com o giro reduzido, o dólar exibiu valorização no pregão de ontem ante o real, acompanhado o movimento externo da moeda, que ganhou da maioria das moedas emergentes. A queda de mais de 2% no preço do barril de petróleo foi o principal drive para a elevação da divisa dos Estados Unidos. Aqui, após a forte queda do dólar na sexta-feira, ontem foi o dia de uma correção técnica, equiparando-se às demais moedas de países exportadores de commoditie. Ao final da sessão, a moeda dos EUA fechou cotada em R$ 3,2885, avanço d 0,91%.

Hoje, os mercados financeiros internacionais operam com viés de cautela, um dia antes da decisão da politica monetária do FED, cuja reunião começa hoje com a definição amanhã, às 15hs. O preço do barril de petróleo cai e o dólar mostra direções divergentes entre as demais moedas. As principais bolsas europeias e futuros americanos operam em queda discreta, aguardando a divulgação de vários indicadores da economia americana.

Internamente, os agentes locais vão estar focados na ATA do COPOM, que pode trazer pistas de quando a taxa SELIC poderá ser reduzida. Também pesa na avaliação dos players locais a falta de avanço nas votações do ajuste fiscal, reconhecida pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e pelo próprio Banco Central, ao citar em seu comunicado que as incertezas quanto à aprovação e implementação das medidas necessárias para a economia permanecem. Já Meirelles citou aumento de impostos caso o fiscal não avance.

Também sai hoje, às 10h30, a nota do setor externo de junho divulgado pelo BC, cujas projeções são deficitárias, após um superávit em maio. Se os números da agenda americana vierem positivos, o dólar segue valorizado ante as moedas emergentes.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="375123" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]