
Menos de um terço dos contribuintes enviou declaração do IR
Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil
05 de abril de 2021, 15:18
Cerca de 45,6 milhões de brasileiros começam a receber nesta terça-feira (6) a nova rodada do auxílio emergencial. O ben..
Agência Brasil - 06 de abril de 2021, 07:56
Cerca de 45,6 milhões de brasileiros começam a receber nesta terça-feira (6) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.
O valor será pago a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos (confira abaixo) para ter direito à nova rodada.
O calendário de pagamentos do auxílio emergencial foi divulgado pelo governo na semana passada. Hoje começam a receber os trabalhadores e inscritos no CadÚnico nascidos em janeiro.
O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado ou transferido para outra conta.
Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.
O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.
Calendário de pagamento da nova rodada do auxílio emergencial em 2021 (Reprodução/Caixa)
Confira abaixo os requisitos para receber a nova rodada do auxílio emergencial em 2021. É importante lembrar que neste ano não é possível cadastrar novos nomes e CPFs.
O Auxílio Emergencial 2021 será pago independentemente de solicitação para a pessoa que, em dezembro de 2020, estava elegível para recebimento do Auxílio Emergencial ou Auxílio Emergencial Extensão e que não esteja enquadrado em nenhuma das situações listadas no item seguinte.
A seleção das pessoas que receberão o Auxílio Emergencial 2021 é realizada pela DATAPREV, e o resultado validado pelo Ministério da Cidadania.
Não será preciso fazer novo cadastro ou atualizar o cadastro já existente, a seleção é feita a partir do público que recebeu o Auxílio Emergencial ou Auxílio Emergencial Extensão.
Dúvidas a respeito da seleção devem ser esclarecidas por meio dos canais de atendimento do Ministério da Cidadania.
O valor do benefício varia de acordo com a composição da família:
Serão disponibilizadas até quatro parcelas, desde que a família continue atendendo aos critérios de seleção do Auxílio.