Bala de banana obtém registro no INPI, e empresariado de Antonina planeja expansão

Redação

registro bala de banana

A famosa bala de banana de Antonina, no litoral do Paraná, passou a ter registro de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, por parte do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), no dia 29 de dezembro de 2020.

Nesse cenário, a tradicional bala passou a um novo patamar de fama, sabor e história. A produção respeita tradições familiares e possui características únicas que asseguram seu diferencial. Hoje, o volume de produção das balas de banana alcança mais de 15 toneladas por mês.

Além da bala de banana, outros oito produtos possuem o registro de IG no Paraná. São eles: melado de Capanema, goiaba de Carlópolis, queijo de Witmarsum, uva de Marialva, erva-mate de São Mateus do sul, o mel do Oeste do Paraná, o mel de Ortigueira e o café do Norte Pioneiro.

O Estado ainda tem outros quatro produtos que aguardam pelo registro: barreado e farinha de mandioca do litoral do Paraná; a cachaça de Morretes e os morangos do Norte Pioneiro.

EMPRESARIADO DO RAMO DAS BALAS DE BANANA PLANEJA EXPANSÃO

A empresária Bárbara Krenk, proprietária da Bananina, empresa fundada em 1973, em Antonina, diz que a expectativa é expandir o mercado e agregar novos fornecedores. A empresa conta hoje com oito colaboradores e 30 fornecedores de banana, o que resulta na produção de oito toneladas por mês. Com o crescimento, o objetivo é alcançar a marca de 12 toneladas mensais.

“Ficamos honrados em contribuir com o desenvolvimento do nosso litoral e do Paraná. Sabemos que com a obtenção da IG o produto passa a ser reconhecido como legítimo de Antonina e abre portas para a comercialização em vários cantos do País”, diz.

Já a empresária Rafaela Takasaki Correa, sócia-diretora da Antonina, fundada há 41 anos, também em Antonina, celebrou o registro. Para ela, isso reforça o reconhecimento dos clientes, moradores e turistas com relação à bala de banana. A empresa têm 15 funcionários e também mantém 30 fornecedores, com produção de 10 toneladas por mês. A intenção é obter crescimento de 30% já que o atendimento é feito em todo o Brasil pelo e-commerce.

“As pessoas já tinham essa percepção que a bala de banana é um produto típico de Antonina. Com a IG podemos trabalhar ainda mais o desenvolvimento do território e atrair ainda mais turistas para conhecer a cidade onde as balas são produzidas”, completa.

SEBRAE ARTICULOU OBTENÇÃO DO REGISTRO HÁ SEIS ANOS

A conquista do registro foi iniciada em 2014, quando o Sebrae/PR realizou um levantamento de 35 produtos com potencial para pleitear a Indicação Geográfica. Dentro dos selecionados, 10 foram indicados, sendo quatro deles do litoral do Paraná.

A coordenadora estadual de Agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, relembra que, em 2016, a Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo) deu entrada na documentação. “Realizamos um levantamento com dados e informações sobre o produto e as empresas, incluindo mais de 800 citações na imprensa, além de relatos de diversos moradores sobre importância das balas para a cidade, aspectos econômicos, culturais e históricos”, conta ela.

Porém, em 2018, uma nova norma exigia que o órgão responsável pelo registro da documentação fosse diretamente ligado ao produto. Com isso, houve a necessidade de criar a Aprobam (Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes).

“A obtenção do registro de Indicação Geográfica é uma proteção para os produtores e representa a valorização do produto. Antonina ganha mais visibilidade, como também as empresas, os fornecedores de matéria-prima e o turismo”, considera. A chancela abre ainda a oportunidade de exportação do produto.

ANTONINA

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Antonina)

Antonina é reconhecida no Brasil também pelas balas de banana, produto típico que ajuda a valorizar a cultura da região e é considerado patrimônio cultural da cidade. Conforme o INPI, os documentos apresentações pela Aprobam demonstram a importância da produção para a região do Paraná, incluindo a promoção ao turismo.

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