BC volta a atuar e dólar opera descolado do exterior

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta segunda-feira (4), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

Após a volta do Banco Central com seus leilões de swap cambial reverso, na última sexta-feira, o dólar exibiu um movimento descolado do exterior, onde a maioria das moedas emergentes se valorizava ante a divisa dos Estados Unidos. Aqui, a moeda norte-americana abriu em alta no primeiro pregão de julho, amparada pelo leilão de swap cambial reverso realizado pelo BC. Entretanto, logo após o leilão, o dólar voltou a cair, com agentes do mercado considerando a oferta da instituição modesta – somente 10 mil contratos. Mas as declarações do presidente do BC, Ilan Goldfajn, no início da tarde, dando a entender que novos leilões serão realizados para reduzir os estoques de swap, jogaram a cotação do dólar para cima de novo. Ao final da sessão, a moeda americana fechou cotada em R$ 3,2307, avanço de 0,63%.

Com a praça de Nova York fechada devido ao feriado da independência nos Estados Unidos, a liquidez no mercado financeiro internacional tende a ser reduzida. As bolsas europeias operam com direções divergentes e o dólar perde para as moedas emergentes com a alta do preço das commodities, na expectativa de novos estímulos por parte dos bancos centrais.

Internamente, os players domésticos devem acompanhar a 31ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Abismo em alusão às tecnologias de exploração de gás e petróleo em águas profundas. A operação cumpre mandados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e foi autorizada pelo juiz federal Sergio Moro, o que significa que não há alvo com prerrogativa de foro privilegiado. No mercado de câmbio, o dólar deve abrir em alta, descolado do movimento externo das moedas pares do real em função da realização de mais um leilão de swap cambial reverso a ser realizado pelo BC às 9h30.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="370335" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]