Programas de incentivo oferecem capacitação e apoio a negócios sociais

Mariana Ohde e Assessoria

O Projeto Legado vai apoiar 46 iniciativas e o Programa Realiza! está com as inscrições abertas.
Terceiro setor

A 6ª edição do Projeto Legado vai auxiliar 46 organizações e negócios que atuam em causas socioambientais. Os participantes foram selecionados por meio de 560 editais baixados nos 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O programa começou orientando apenas instituições de Curitiba e região metropolitana. Hoje, abrange iniciativas em todo o país. Já foram atendidas mais de 100 organizações com causas e em fases de desenvolvimento diferentes. Os participantes passam por imersões, assessorias e troca de aprendizados com empreendedores sociais de relevância nacional e internacional.

“Por meio das inscrições, conhecemos a realidade de muitos brasileiros e entendemos porque estão em busca de um futuro melhor. O Legado recebe, nesta edição, empreendedores sociais do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul”, conta Glaucia Marins, advogada, sócia do Marins Bertoldi, investidora social e idealizadora do Instituto Legado.

Com duração de um ano, o programa oferece aulas de legislação, sustentabilidade financeira, gestão de projetos, entre outras disciplinas.

Durante o percurso, as entidades serão divididas e terão focos diferentes: Expansão de Impacto e Fortalecimento Organizacional.

“Na Expansão, as organizações que apresentam os projetos com melhor aplicabilidade recebem o investimento financeiro de R$ 10 mil. O grupo do Fortalecimento Organizacional vai primeiro fortalecer a estrutura, a organização e o planejamento interno, para, no próximo ano, seguir para a Expansão”, explica James Marins, que também é sócio do Marins Bertoldi, investidor social e idealizador do Instituto. A lista de instituições selecionadas está disponível no site.

Inscrições abertas

Outro programa de apoio ao desenvolvimento de negócios sociais está com as inscrições abertas até este domingo (1º). O Programa Realiza! é desenvolvido em parceria entre o Quintessa, parceiro do Prêmio Empreendedor Social, e da Kaleydos. O objetivo é oferecer aos participantes as ferramentas e capital necessários nos estágios iniciais dos empreendimentos sociais.

Com duração de oito meses, o programa também proporciona a aproximação com potenciais investidores, com um ticket de até R$ 300 mil.

Dos inscritos, 15 serão passarão pelo comitê de seleção e um será escolhido pelo público, por meio do Youtube. Após a seleção pelo comitê, oito entrarão para o programa. Mais informações estão disponíveis no site.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="513183" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]