Brasileiros trabalham 29 dias para pagar Lava Jato e operações contra corrupção

Vinicius Cordeiro

impostos

Os brasileiros trabalham 29 dias por ano para custear a Lava Jato e outras operações contra a corrupção no país. Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que mostra que o valor necessário para combater a corrupção equivale a 8% da arrecadação de tributos do Brasil.

“Nós pegamos nos últimos anos, em alguns episódios anteriores, um levantamento da Lava Jato que deveria ser devolvido para a população em relação ao volume que representava os crimes de corrupção. E fizemos outros levantamentos de volumes que foram abrangidos nesse total. Calculamos e transformamos esse percentual em número de dias”, revelou o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

Além disso, a pesquisa também revela que o brasileiro precisa trabalhar 153 dias, ou seja, mais de cinco meses para pagar seus impostos.

Ou seja, tudo que os brasileiros trabalharam até o último domingo (2/6) foi usado para pagar seus tributos em 2019. Só a partir desta última segunda-feira (3), o brasileiro trabalha para lucrar.

Em 2003, 36% da renda do brasileiro vai para pagar tributos. Hoje, o índice chega aos 41%.

ÚLTIMO LUGAR

O Instituto também calcula o Índice de Retorno De Bem Estar à Sociedade (IRBES), e mostra que o Brasil proporciona o pior retorno de bem estar da sociedade entre os 30 países com a maior carga tributária do mundo. Vale destacar que o Brasil é o 14.ª carga tributária mais alta do mundo, com o índice chegando a 35% do Produto Interno Bruto (PIB).

O índice feito pelo IBPT contempla os impostos e o Índice de Desenvolvimento Humando (IDH). Nesse quesito, Irlanda, Estados Unidos, Suíça, Austrália e Coreia do Sul (nessa ordem) são os cinco países que mais dão retorno para suas populações.

“Fizemos um cálculo que contempla o desenvolvimento do país e a qualidade de vida. A arrecadação é em nível de primeiro mundo, mas o retorno é menor que países como Argentina, Chile e Uruguai”, completa Olenike.

Confira o IRBES:

Irbes

Divulgação

Previous ArticleNext Article