Caixa vai ampliar suspensão do pagamento do financiamento da casa própria

Nesta quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a Caixa Econômica Federal vai ampliar para ..

Redação - 14 de maio de 2020, 10:59

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a Caixa Econômica Federal vai ampliar para quatro meses o período de suspensão de pagamento do financiamento da casa própria.

"Não adianta apenas prorrogar se o elemento que perdeu o emprego, teve o salário reduzido, não tem como pagar a prestação da casa própria. O que está sobrando de dinheiro para ele, está sendo pra comida", disse Bolsonaro.

SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA ACONTECEU NO INÍCIO DA PANDEMIA

A Caixa Econômica Federal suspendeu a cobrança do crédito imobiliário por dois meses no dia 19 de março. Já no dia 26, o banco anunciou que a pausa seria ampliada para três meses.

Duas semanas depois, Guimarães afirmou por causa da crise economia provocada pela pandemia do novo coronavírus, existia a possibilidade da suspensão ser ampliada por mais tempo.

De acordo com Bolsonaro, 2,3 milhões de clientes da Caixa que pagam financiamento da casa própria pediram para pausar o crédito. Em seguida, disse que "como regra, a Caixa permitia o atraso de até dois meses".

Porém, em conversa com Pedro Guimarães, presidente do banco, na manhã de hoje, foi informado que o prazo de suspensão do financiamento da Caixa vai aumentar para quatro meses.

Vale lembrar que, a pausa vale para contratos antigos de pessoas físicas. Os financiamentos contratados a partir do dia 13 de maio de 2020 terão carência de seis meses para o pagamento.

COMO SUSPENDER O PAGAMENTO DO FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA?

Para suspender o pagamento do financiamento da casa própria, o cliente deve procurar o banco onde o contrato foi assinado e solicitar a suspensão.

Já para tirar dúvidas, a recomendação é utilizar o site da Caixa, aplicativo de celular 'Habitação CAIXA' ou pelos telefones 3004 1105 e 0800 726 0505.