Carlos Beal, da Rede Festval, receberá titulo de Cidadão de Curitiba

Carlos Beal, diretor da Rede Festval de Supermercados, receberá título de Cidadão Honorário de Curitiba. Ele está há 20 anos na cidade e emprega 3.400 pessoas

Pedro Ribeiro - 22 de abril de 2022, 10:27

Foto/Câmara de Curitiba
Foto/Câmara de Curitiba

 

O empresário Carlos Beal, diretor da Rede de Supermercados Festval e da Associação Paranaense dos Supermercados (Apras), será homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o título de “Cidadão de Curitiba”. A proposta foi uma iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), com base na geração de empregos que a Rede Festval, com 17 lojas, gera na capital paranaense somando, hoje, mas de 3.700 colaboradores.

Carlos Beal, nascido em São Valentim (RS), chegou a Curitiba em 2003, com três lojas e 450 empregados. O empresário mora há 20 anos em Curitiba, criou vínculos com o município, representando uma tradição familiar, uma vocação que passou dos pais para os filhos, em cinco décadas de história. A empresa da família tem 50 anos de existência e é uma da maiores no ramo do varejo alimentício do Paraná.

O Festval é uma rede de supermercados que, ao todo, possui 22 lojas, sendo 5 em Cascavel e 17 em Curitiba e Pinhais, todas padronizadas, seguindo uma arquitetura moderna e acessível. Possui uma rede de importação própria que conta com uma lista de mais de 1.000 itens, originários de diversos países, tornando mais fácil o acesso do consumidor a produtos importados de qualidade. C

Somos uma família. Todos os que fazem o Festval acontecer são parte dela. Se hoje, o Festval é referência de qualidade e bom atendimento em todo o Paraná, é porque não desviou de sua conduta ética, cordial e amigável, valores estabelecidos há 50 anos por seus, visionários, fundadores. Há 5 décadas a Família Beal cumpre o propósito de encantar os clientes e proporcionar as melhores experiências”, diz Beal.

O comércio fez parte da vida do empresário pequeno. Seu pai era caixeiro-viajante e percorria todo o Oeste do Paraná vendendo mercadorias. Sua mãe tinha a missão de cuidar dos cinco meninos na cidade de Cascavel. O tempo passou, as crianças cresceram, e eles abriram um mercadinho para que os jovens tivessem uma ocupação e para ajudar nas despesas de casa. A dedicação incansável e o carisma da mãe foram essenciais para consolidar o pequeno empreendimento, que seria a semente de um dos grupos mais respeitados no setor. Passados 44 anos, Carlos Beal e seus quatro irmãos estão à frente do quarto maior grupo do Paraná, com cinco supermercados Super Beal em Cascavel e sete Super Festval em Curitiba.

Em entrevista à revista VIVER, Carlos Beal revelou o sucesso do Festval, um supermercado que elevou o padrão de qualidade dos curitibanos. Após tantos anos enfrentando todos os tipos de desafios para desenvolver as operações, ele continua com o brilho nos olhos de um iniciante ao falar do futuro. Sim, a forma de comprar vai mudar nos próximos anos, mas Carlos Beal sabe que qualidade e comodidade vão sempre estar em primeiro lugar na lista dos itens mais procurados pelos clientes.

Um dos destaques do Festval, além da qualidade dos seus produtos alimentícios, é o vinho. Segundo Beal, “o vinho, mais que uma bebida, é uma cultura. Ele transmite bem a forma de viver de um povo. Estamos há 10 anos investindo fortemente em adegas e hoje no Festval você encontra vinhos top do mundo inteiro, com 70% sendo de importação própria.

Em sua entrevista à VIVER, o empresário falou sobre os impostos e disse que “acredito que o Brasil vai ter que passar por um processo de mudança nessa questão. Na Europa o vinho é tratado como alimento. Aqui o imposto é tão abusivo que tem até para destilado. Tudo isso pesa na composição de custo. Mesmo diante desse cenário, crescemos 45% no último ano, estamos importando muito e conseguindo apresentar preços mais acessíveis e mais justos, de acordo com a realidade do país. Nós queremos que o ato de tomar um bom vinho seja cada vez mais acessível, mesmo porque o vinho está provado que faz muito bem à saúde”.

A Rede Festval foi a responsável pelo lançamento, no Brasil, dos vinhos Tenuta Malucelli, produzidos na Itália pela família paranaense Malucelli. Segundo o empresário Joel Malucelli, o vinho produzido na região de Colli Orientali de Friuli, com vinhedos que cobrem uma área de mais de 10 hectares nas colunas e encostas de Manzano, foram lançados no Brasil através da Rede Festval.