Cenário internacional pressiona o dólar nesta terça-feira

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta terça-feira (14), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Correa:

O pregão de ontem foi marcado por mais uma sessão de cautela e viés negativo por parte dos investidores internacionais. No radar dos agentes, a preocupação com a desaceleração da economia chinesa e a saída do Reino Unido da União Europeia. Com isso, o dólar manteve sua valorização ante a maioria das moedas emergentes. A queda do preço do barril de petróleo também colaborou para a desvalorização das divisas de países exportadores de commodities. Aqui, além do exterior, o discurso do atual presidente do BC sugeriu que, apesar de apoiar o câmbio flutuante, Ilan Goldfajn não descartou o uso de leilões de swap cambial reverso para equilibrar o câmbio. O dólar fechou em alta de 1,66%, cotado em R$ 3,4823.

Os mercados financeiros internacionais dão continuidade ao viés de proteção um dia antes da decisão da política monetária do FED. A maioria dos agentes aposta em manutenção da taxa de juros. Entretanto, o BC americano deve deixar em aberto a possibilidade de aumento na reunião de julho ou setembro. Mas o que tem amparado o movimento de aversão ao risco no exterior é a possibilidade o Reino Unido sair da União Europeia. De acordo com o jornal britânico “The Guadian”, o sim para o “BREXIT” ganharia com 53% dos votos válidos no referendo do dia 23 próximo. As principais bolsas europeias e futuros americanos operam no negativo, o petróleo segue em baixa e o dólar valoriza ante a maioria das divisas emergentes. Aqui, o foco é a negociação do presidente em exercício, Michel Temer, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para finalizar a PEC que cria um teto para os gastos do governo. Diante de um cenário negativo no exterior, o dólar deve seguir pressionado e volátil.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="364383" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]