Confiança do comércio no Paraná aumenta com o avanço da vacinação, mostra pesquisa

Redação

comércio confiança paraná vacinação

Empresários do comércio no Paraná estão mais confiantes na retomada do setor com a vacinação da Covid-19, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) em parceria com a Fecomércio/PR (Federação do Comércio do Paraná). Conforme os dados, o indicador de confiança teve alta de quase 9% em junho na comparação com maio.

Conforme os dados, o índice de confiança foi de 106 pontos em junho contra 98 do mês passado. O número de hoje está acima da média nacional, de 100 pontos.

Em entrevista à Rádio BandNews FM Curitiba, o coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio/PR, Rodrigo Schmidt aponta que o otimismo é fruto da esperança trazida pela vacina contra a Covid-19.

“É um conjunto de fatores. Se a gente for considerar ano passado, ainda não dispúnhamos da vacina. Naquele momento os protocolos não estavam estabelecidos e muitos estabelecimentos estavam completamente fechados. Embora a vacinação esteja lenta, temos a perspectiva que estejamos em uma condição melhor nos próximos meses e a própria recuperação do comércio, que teve uma alta em relação ao ano passado, que foi muito complicado”, conta ele.

Esse otimismo dos empresários é puxado principalmente pelas pequenas empresas do comércio, que têm até 50 funcionários. Nesse grupo, o índice de confiança registrou alta de 9%, na comparação com o mês passado. A confiança das médias e grandes empresas, com mais de 50 empregados, se manteve estável, ao anotar alta de 2%.

Contudo, Schmidt reitera que o avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19 vai gerar cada vez mais confiança do comércio.

“Se nós analisarmos muitos postos no trabalho informal e outros que ainda não estão conseguindo se desenvolver adequadamente, que precisam mais esse contato e interação social, ainda estão limitados. Na medida que mais faixas etárias sejam contempladas na vacinação, a perspectiva é que nós consigamos alcançar níveis pré-pandemia”, completa.

COMÉRCIO DEPOSITA ESPERANÇA NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO PARANÁ 

De acordo com o Vacinômetro da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), mais de 3,8 milhões de paranaenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Além disso, 1,3 milhão completaram o ciclo de imunização e tomaram a segunda dose. Ontem chegaram mais 451 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para ampliar a cobertura dessa segunda aplicação.

Vale lembrar que chegaram ao Brasil 1,5 milhão de doses da Janssen, vacina contra covid que é necessária apenas uma dose. No Paraná, estão previstos que os trabalhadores do transporte vão receber essa vacina.

Com informações de David Musso, da BandNews FM Curitiba.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="771377" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]