Comércio prevê queda de 11% nas vendas do Dia das Crianças

Com BandNews FM CuritibaO consumidor curitibano deve gastar menos de R$100,00 nos presentes do Dia das Crianças. De acor..

Fernando Garcel - 05 de outubro de 2016, 16:10

Com BandNews FM Curitiba

O consumidor curitibano deve gastar menos de R$100,00 nos presentes do Dia das Crianças. De acordo com a pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Instituto Datacenso, as lojas esperam uma queda nas vendas para a data comemorativa neste ano. Segundo o levantamento, a expectativa é que as vendas sofram queda nominal de 2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Corrigida pela inflação dos últimos 12 meses de 8,97% a queda real será de 11%. De acordo com o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Miguel Espolador Neto, os números são resultados da crise econômica. "Infelizmente não houve uma recuperação. Isso nos preocupa bastante porque a gente achou que ia ter uma recuperação neste momento, diante das mudanças que aconteceram, mas a perspectiva é de queda neste ano no Dia das Crianças", conta.

De acordo com a pesquisa, 54% dos consumidores pretendem presentear as crianças com brinquedos tradicionais, como carrinhos e bonecas. A pesquisa mostrou também a expectativa de venda para o Natal deste ano. Segundo o levantamento, 45% dos comerciantes acham que o movimento será o mesmo do ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa, 53% do pagamento das compras vai ser feito com cartão de crédito, 14% a vista, 8 % a prazo no carnê e 1% a prazo com cheque.