Confiança do setor de construção civil cai no Paraná, segundo levantamento

Fábio Buchmann - CBN Curitiba


A perda de otimismo que já havia sido registrada na indústria de transformação paranaense no mês passado atingiu, em julho, também o setor da construção civil.

O Índice de Confiança da Indústria de Construção caiu 4,9 pontos de junho para julho, fazendo com que o indicador chegasse a 45,4 pontos, alcançando a área de pessimismo, que fica abaixo de 50 pontos. O índice atingiu o patamar pela primeira vez depois de 13 meses.

A redução registrada em julho é atípica, segundo a Fiep, já que, tradicionalmente, o Indice de Confiança costuma apresentar aumento no início do primeiro semestre. Por outro lado, houve aumento nos indicadores relacionados ao nível de atividade para os próximos seis meses, às compras de insumos e matérias-primas e aos novos empreendimentos e serviços.

De acordo com a Fiep, no setor da construção, fatores externos às empresas continuam tendo mais peso para que os empresários ainda se sintam pessimistas em relação aos próximos meses. Entre eles, a não aprovação de reformas estruturantes, os impactos negativos que a greve dos caminhoneiros causou na economia e o cenário eleitoral bastante indefinido.

Previous ArticleNext Article