Crise política fica em segundo plano e mercado acompanha cenário externo

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta segunda-feira (20), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

Com a agenda política esvaziada na última sexta-feira, o dólar acompanhou o movimento externo da moeda e sofreu forte desvalorização. Com as campanhas do BREXIT suspensas após o assassinato da deputada Jo Cox, a permanência do Reino Unido na União Europeia ganhou força, trazendo alívio aos mercados financeiros internacionais. Agentes voltaram a procurar ativos de maior rentabilidade e risco, beneficiando as moedas emergentes e as bolsas de valores.

Aqui, o dólar fechou em forte queda de 1,27%, cotado em R$ 3,4214.

O apetite dos investidores por ativos de risco e maior rentabilidade dão continuidade no pregão desta segunda-feira após as pesquisas do jornal britânico Mail on Sunday apontar uma vitória da permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, com 45% dos eleitores defendendo a permanência do país no bloco contra 42% que querem a saída. As principais bolsas europeias operam em alta, assim como os futuros americanos. O preço do barril de petróleo sobe e o dólar perde para a maioria das moedas fortes e emergentes.

Internamente, os agentes domésticos acompanham o desenrolar da crise política, porém, sem fazer estragos no mercado financeiro por enquanto. Depois do decreto de calamidade pública, o governo federal sinalizou um socorro de R$ 3 bilhões para o estado do Rio de Janeiro. Assim, o governo Michel Temer enfrentará mais pressão de outros estados no acordo de negociação da dívida. Hoje, governadores se reúnem em Brasília para discutir e resolver a questão nesta semana. Sobre a Lava Jato, após a queda de três ministros do presidente interino, as atenções se voltam para Mendonça Filho, da Educação, que teria recebido propina do esquema de corrupção durante a campanha eleitoral de 2014. Entretanto, com exterior mais tranquilo e a ausência do BC com leilões de swap reverso, a crise política fica em segundo plano e o dólar deve seguir em queda.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="366654" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]