Curitiba e RMC fecham 2016 com a menor inflação do país

A Região Metropolitana de Curitiba fechou 2016 com a menor inflação do País, de acordo com o IBGE. O IPCA, Índice Nacion..

Jordana Martinez - 12 de janeiro de 2017, 16:46

A Região Metropolitana de Curitiba fechou 2016 com a menor inflação do País, de acordo com o IBGE. O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, encerrou o ano em 4,4%, bem abaixo da média nacional, que foi de 6,2%.

O resultado positivo na região de Curitiba em 2016 foi influenciado pela redução do preço da energia residencial, que tem peso relevante na composição do IPCA. O preço da energia caiu 21,5% em 2016. Outros destaques foram a queda no preço dos automóveis usados; móveis, e alimentos como tomate, cebola, batata inglesa e alface. Para o economista Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social), o resultado deve permitir um corte maior na taxa básica de juros.

Esta foi a primeira vez que a inflação ficou abaixo do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, que era de 6,5% nos últimos dois anos. A inflação na região de Curitiba foi a menor desde o início da nova série histórica do instituto, iniciada em 2012.