Curitiba tem segunda maior variação do IPCA em junho

Lucian Pichetti - CBN Curitiba

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho foi de 1,26%, a maior taxa para o mês desde 1995. É a primeira vez desde janeiro de 2016 que o índice fica acima de 1,00%. Os dados foram divulgados na sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA leva em conta o custo de vida de famílias que possuem renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base em 9 regiões metropolitanas do país.

A variação do índice geral em Curitiba foi de 1,56% – a segunda maior do país, atrás apenas de Belo Horizonte, com 1,86%.

A região metropolitana de Curitiba teve a maior alta do país no preço de bebidas e alimentos. De acordo com o IPCA, o aumento foi de 2,87% no valor dos produtos. A menor variação foi de 0,81%, na região metropolitana de Belém, no Pará.

As principais altas foram no leite longa vida e derivados, com 13,67%, e nas aves e ovos, com 8,86%, seguido pelos tubérculos, raízes e legumes, com 6,92%.


Outra grande alta foi no setor de habitação, com 2,85%, puxada pelo aumento na taxa da luz elétrica residencial, com 9,37%. O reajuste da conta de luz foi de 15% e entrou em vigor no dia 24 de junho.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook