Curitiba terá lançamento de livro sobre história da maior tragédia econômica da aviação brasileira

Redação


O livro “Caso Varig – a história da maior tragédia da aviação brasileira” será lançado na noite desta terça-feira (2), na Livraria Curitiba, do Shopping Barigui, em Curitiba, às 19h30.

A obra de Marcelo Duarte Lins aborda a trajetória difícil de milhares de funcionários que tiveram seus direitos podados com a falência da conhecida companhia aérea nacional e explica as decisões políticas que levaram à crise em que esta se afundou.  Lins elucida o leitor sobre um panorama importante do inacabado capítulo da história da aviação brasileira.

Famosa e adorada pelo serviço de luxo, a Varig foi orgulho nacional por décadas e ficou conhecida por “abrir os céus” para o Brasil ao redor do mundo. O sucesso foi retrocedendo aos poucos, por problemas de gestão e fatores políticos e econômicos externos, que tornaram a manutenção da empresa insustentável.

O conteúdo denso, com relatos sobre o encontro dos trabalhadores e decisões de comissões políticas, é essencial para a compreensão do contexto em que a Varig se encontrava. O quebra ­cabeças é costurado pela escrita precisa, anotações e visão do autor, representando os trabalhadores que participaram de todo o processo de tentativas para reerguer a companhia.

O Caso Varig é a biografia de uma coletividade, formada por indivíduos que trabalharam e tiveram seus direitos silenciados. Na espera da restituição, mais de 1.300 trabalhadores faleceram sem ter os direitos previdenciários honrados.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="376393" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]