Economia
Desemprego cai pela metade no Paraná desde o auge da pandemia

Desemprego cai pela metade no Paraná desde o auge da pandemia

Segundo o IBGE, o desemprego caiu no Paraná independentemente do gênero. No entanto, entre as mulheres, a diferença para a média nacional é maior

Angelo Sfair - terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 - 19:50

Dados divulgados nesta terça-feira (28) pelo IBGE mostram que a taxa de desemprego no Paraná caiu para 5,1% no último trimestre de 2022. O indicador registra uma curva otimista pelo nono trimestre consecutivo.

Segundo o Governo do Paraná, a taxa mais alta de desocupação foi registrada no estado no 3º trimestre de 2020, durante o auge da pandemia da covid-19. Em um período de pouco mais de dois anos (27 meses), o desemprego caiu de 10,5% para 5,1% – eram 617 mil pessoas desocupadas, e agora são 318 mil.

Os números no Paraná estão melhores do que a média nacional. Em todo o Brasil, segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), a taxa de desemprego está em 7,9%.

Na consulta mais recente, o Paraná figura entre os três estados com o maior porcentual de pessoas com emprego. O estado é quarto do Brasil com menor taxa de informalidade entre os trabalhadores.

DESEMPREGO ENTRE AS MULHERES

Segundo o IBGE, o desemprego caiu no Paraná independentemente do gênero. No entanto, entre as mulheres, a diferença para a média nacional é maior.

No Paraná, no terceiro trimestre de 2022, a taxa de desocupação entre as mulheres foi calculada em 6,1%, contra 9,8% da média nacional. A diferença é de 3,7 pontos porcentuais.

No mesmo período, entre os homens, a diferença para a média nacional era de 2,1 pontos porcentuais – 4,4% no Paraná, contra 6,5% no Brasil.

Compartilhe