Dia das Crianças: procura por livros aumenta, mas brinquedos ainda lideram a preferência

Redação

comércio dia das crianças vendas acpr foto divulgação

O comércio está otimista com as vendas para o Dia das Crianças. Os empresários esperam um crescimento de 1,3% no faturamento deste ano, em relação ao ano de 2018. A estimativa é da pesquisa Data Censo, divulgada pela ACP (Associação Comercial do Paraná).

Os consumidores ouvidos durante o levantamento demonstraram a intenção de gastar um pouco mais: o tíquete-médio em 2019 é de R$ 128, enquanto no ano passado cada presente custou, em média, R$ 123.

A pesquisa da ACP indica que a procura por livros cresceu 8% na intenção de compras para o Dia das Crianças. O comércio de roupas e vestuário também cresceu: as vendas devem subir 7%.

No entanto, mesmo com o crescimento destes itens, os brinquedos ainda lideram a preferência dos consumidores. Outros presentes de Dia das Crianças citados pelos entrevistados foram calçados, videogames e eletrônicos.

Confiança na economia e investimentos

Segundo a publicação, considerandos os comerciantes de Curitiba, também foi possível notar um otimismo na perspectiva para os próximos meses da economia brasileira. 66% dos empresários do ramo na capital paranaense se consideram “esperançosos”. A mesma pesquisa aponta que 32% estão preocupados e 2% se dizem “desanimados”.

O aparente otimismo não se reflete em investimentos. Sete em cada 10 comerciantes de Curitiba disseram que não realizarão aportes no próprio negócio. Entre os 30% que afirmaram ter a intenção de investir, os itens mais citados foram: mudanças nos produtos ofertados, reformas estruturais e, por último, contratação de funcionários.

Previous ArticleNext Article