80,2% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães, aponta pesquisa

Redação

dia das mães comércio presentes fecomércio

O Dia das Mães, celebrado no dia 9 de maio, promete ser importante para o comércio. Segundo pesquisa da Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), 80,2% dos paranaenses pretendem comprar presentes.

A intenção de compras é 18% maior do que a taxa de 2020, quando 68% dos consumidores planejavam presentar as mães.

O Dia das Mães de 2021 promete ser o mais promissor para o varejo brasileiro. De acordo com a projeção do CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a data deve movimentar R$ 12 bilhões em todo o país.

No Paraná, a estimativa é que a segunda data mais importante do comércio injetará R$ 820 milhões na economia do estado.

O aumento das projeções é atribuída à tentativa dos filhos de compensar o distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus. Uma das formas é aumentar o valor do presente.

Além disso, foi observado que muitas pessoas deixaram de presentar no ano passado por problemas financeiros ou estarem desempregadas.

Contudo, o principal motivo para não presentear é por ter mãe ausente ou falecida, com 26,5%. Essa é uma das realidades impostas para muitos filhos já que o Brasil superou a marca de 400 mil mortes em decorrência da Covid-19. Em segundo lugar do ranking de motivos estão os problemas financeiros ou desemprego, com 23,1%.

DIA DAS MÃES: VALOR MÉDIO E TIPO DE PRESENTE 

Segundo a Fecomércio, a maior parte dos presentes (51,1%) deve ser de até R$100,00. O tíquete médio aumentou em relação ao ano passado, subindo de R$ 105,15 para R$ 116,03, o que pode ser explicado que para compensar a distância, os filhos estão presenteando mais e com presentes melhores.

Os tipos preferidos de presentes são:

  • roupas, bolsas e calçados – 37,1%
  • perfumes e cosméticos – 15,2%
  • comidas e bebidas – 5,3%
  • eletrodomésticos e objetos de decoração – 4,4%
  • lembrancinhas e artesanato – 3,8%
  • presente em dinheiro – 3,6%
  • joias, bijuterias e acessórios – 3,4%
  • flores – 2,3%
  • eletrônicos – 1,7%
  • livros – 0,8%
  • viagens – 0,4%

Além disso, outros 20,7% ainda não sabem o que irão comprar. Por causa do comércio presencial, o local das compras do Dia das Mães 2021 mudou em relação ao ano passado.

Mesmo com restrições, a escolha pelas lojas de rua cresceu e corresponde a 44,9% da intenção de compras. Já as compras pela internet caíram para 20,3%. Em 2020, os índices de compras presenciais e online foram 38,8% e 24,7%, respectivamente.

FORMAS DE PAGAMENTO E INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA 

O pagamento à vista será a preferência de 76,1% dos filhos, somando as compras à vista no cartão de débito ou pix (26,6%), no vencimento do cartão de crédito (25,7%) e em dinheiro (23,8%). Somente 22,2% dos entrevistados pela Fecomércio pretendem parcelar o valor do presente no cartão de crédito e 1,7% vai pagar no carnê ou crediário.

Quando o assunto é agradar as mães, a qualidade do produto é o que mais importa, com 44,3%. Com 16,7%, a qualidade no atendimento do vendedor é outro fator que influencia na decisão de comprar. Desconto e preço baixo também são levados em conta por 12,2% e 11,4% dos consumidores, respectivamente.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="761128" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]