Dia dos Namorados: 64,6% dos paranaenses devem comprar presentes

Percentual é o maior da série, iniciada em 2016. Levantamento foi realizado pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR.

Redação - 06 de junho de 2022, 15:40

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

O Dia dos Namorados é celebrado no próximo domingo, dia 12 de junho. Durante a data que celebra o amor e os relacionamentos, 64,6% dos paranaenses devem comprar presentes para o companheiro ou companheira. É o que aponta um levantamento da Fecomércio PR e do Sebrae/PR

O percentual é o maior da série, iniciada em 2016. Após dois anos de contenção de gastos por causa da pandemia da Covid-19, os números voltaram a ser positivos

A pesquisa mostra, ainda, que os homens estão com intenção maior de presentear do que as mulheres: a intenção está em 75% deles e 55,3% delas.

Outro aspecto apontado pelo levantamento é o tipo de presente que será comprado para a data: 

  • 47,4% das pessoas que responderam a pesquisa devem comprar roupas, bolsas ou calçados
  • 25,2% dos entrevistados e entrevistadas irão apostar em um jantar romântico
  • 24,8% dos respondentes devem comprar perfumes e cosméticos

“A maior disposição de presentear no Dia dos Namorados deste ano reflete também o represamento das atividades sociais durante a pandemia. Com a crise sanitária em um momento mais brando, registrou-se este ano a maior intenção de compras de todo o histórico da pesquisa, mesmo com o aumento inflacionário no Brasil”, avalia o coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

CASADOS SÃO MAIORIA ENTRE QUEM QUER PRESENTEAR

De acordo com a pesquisa, os casados são maioria entre as pessoas que querem presentear na data, com o 54,3%. Os que estão namorando correspondem a 25,6% da amostra e os que moram juntos somam 15,8%.

De acordo com a Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e o Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), foram ouvidas 362 pessoas na pesquisa.