Veja as dicas pra presentear no dia dos Pais sem entrar no vermelho

Ana Cláudia Freire

comércio, pesquisa, ibge, pandemia, coronavírus, covid-19

Domingo é dia de homenagear e presentear os pais, mas muitos consumidores acabam deixando pra última hora a compra dos presentes. Mesmo que você esteja pensando em dar somente uma lembrancinha neste Dia dos Pais, o planejamento correto dos gastos pode ajudar a evitar o desgaste das dívidas futuras.

Os economistas apontam sempre para prudência na hora de qualquer compra. Se tiver condições, opte sempre pelo pagamento à vista e tenha no seu controle financeiro a despesa prevista.

A ACP (Associação Comercial do Paraná) disponibiliza uma planilha de orçamento doméstico para download gratuito, na qual é possível lançar os valores para o consumidor esquecer de nada.

VEJA AS DICAS PRA FICAR NO AZUL

Saúde Financeira

Saiba como anda sua saúde financeira. Tenha todos os gastos na ponta do lápis. Saiba exatamente o quanto você recebe e quais são suas despesas fixas. Tenha em sua planilha de controle uma previsão para gastos extras, como presentes.

Orçamento

O primeiro passo é avaliar o orçamento doméstico e definir um valor máximo a ser gasto com o presente. Isso evita que o consumidor compre um presente mais caro do que pode pagar, correndo o risco de ter seu nome negativado caso não consiga honrar com este pagamento.

Emoção

Comprar com emoção pode não dar certo. É normal querer presentear os pais com algo que represente a gratidão. Mas é preciso tomar cuidado com o gastos pra não estourar o orçamento previsto.

Antecedência

Deixar para comprar o presente em cima da hora pode implicar no risco de não encontrar a opção desejada, sem contar que o consumidor terá pouco tempo para pesquisar preço e até pechinchar.

Pesquise

A variação de preços no mercado é grande. Faça uma pesquisa antes de sair pra comprar. Para isso, tenha em mente o que gostaria de dar de presente. Nunca deixe pra decidir na hora, vendo as opções que estão dispostas nas vitrines. O risco de fazer uma compra além do orçamento é grande.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista - Chefe de Redação do Paraná Portal