Dólar acompanha o movimento exterior

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura desta sexta-feira (20), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

Ainda sob o efeito da ATA do FED divulgada na tarde de quarta-feira, que alertava os mercados para um provável aumento de juros nos Estados Unidos no meio do ano, o dólar sofreu forte valorização aqui e no exterior ontem. Não bastasse o comunicado do BC americano, o preço do barril de petróleo iniciou a sessão com queda de mais de 2%, potencializando a alta da moeda dos EUA, que superou o patamar de R$ 3,60.

À tarde, com relatos de funcionários de um terminal da EXXONMOBIL na Nigéria de que teriam sido retirados de suas funções devido a um ato criminoso e uma greve de trabalhadores nas refinarias francesas da TOTAL, a tendência do preço mudou, e praticamente apagou os ganhos da commodity registrados pela manhã. Com isso as bolsas e o dólar reverteram suas trajetórias iniciais. A divisa dos Estados Unidos acabou encerrando o pregão em leve alta de 0,22%, a R$ 3,5672.

A primeira semana do governo em exercício, Michel Temer, termina sem nenhuma medida ou sinalização concreta sobre o que será feito para reverter o quadro degradante da economia brasileira. Entretanto, os nomes apresentado pelo ministro Henrique Meirelles, como de Ilan Goldfajn, para o BC, agradaram o mercado. Resta esperar pelas ações. A meta fiscal, que era para sair hoje, ficou para segunda-feira, assim como o relatório bimestral de receitas e despesas. As oscilações dos ativos brasileiros, como bolsa e dólar, tiveram influências mais externas do que interna, com a volatilidade do petróleo e a ATA do FED. Hoje, o petróleo exibe um avanço modesto no exterior e beneficia as principais bolsas europeias e futuros americanos. O dólar perde para a maioria das divisas emergentes, de países exportadores de commodities. Com isso, a moeda americana deve seguir o exterior e abrir o ultimo pregão da semana em queda.

Confira os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal