Dólar inicia a semana abaixo dos R$ 3,20

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta segunda-feira (15), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

A valorização do dólar na última sexta-feira foi amparada por dois motivos, um externo e outro interno. Lá fora, o fortalecimento da moeda norte-americana no período da tarde, depois de uma manhã de desempenho fraco. Aqui, a manutenção dos leilões de swap cambial reverso com 50% a mais dos lotes inicialmente ofertados e a declaração do presidente interino, Michel Temer, ao jornal Valor Econômico, em que afirma que a apreciação do câmbio é uma preocupação e que a orientação do governo é a busca de um equilíbrio.

Com isso, o dólar fechou cotado em R$ 3,1847, alta de 1,47%.

Com a agenda internacional fraca hoje, as principais bolsas europeias e futuros americanos operam com ganhos modestos, aparadas pela valorização do petróleo. O preço da commodity sobe, ainda sustentado pela expectativa de que possa ser fechado um acordo para congelar a produção pelos países ligados a OPEP. O dólar perde para o euro e a maioria das moedas emergentes.

Internamente, os players de mercado vão acompanhar a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em encontro com economistas em São Paulo. Na sexta-feira, Meirelles disse que as condições atuais da economia não permitem que o ajuste fiscal necessário para o país seja feito imediatamente. Agentes financeiros esperam que, após a confirmação do impeachment, o aperto nos gastos públicos comece a ser colocado de fato em prática. No Congresso, a semana deve ser esvaziada, com o início das campanhas eleitorais municipais para os cargos de prefeito e vereador. Com o dólar mais fraco no exterior, a moeda americana deve abrir a semana com leve viés de baixa.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="378938" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]