Dólar pode variar com resultados da economia brasileira

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta quinta-feira (28), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

O dólar operou em alta durante quase todo o pregão de ontem, à espera da divulgação da política monetária dos Estados Unidos. Às 15h, o Federal Reserve anunciou a manutenção da taxa de juros e se mostrou mais otimista em relação à economia americana e mundial. Apesar de a próxima elevação de juros, que pode acontecer em setembro, ter sido deixada em aberto, os investidores aproveitaram a janela de oportunidade para buscar ativos de maior risco e rentabilidade, vendendo a divisa norte-americana. Aqui, a sinalização por parte do COPOM de que os juros devem permanecer altos por um período longo faz do Brasil um atrativo para os especuladores, que ganham com o diferencial das taxas interna com as externas. Ao final da sessão, o dólar fechou cotado em R$ 3,2672, queda de 0,15%.

Após o FED não ter deixado claro quando irá iniciar o ciclo de aperto monetário, as principais bolsas operam com direções divergentes reagindo ao resultado de balanços corporativos e à queda do preço do barril de petróleo. Já o dólar perde para o iene e moedas emergentes diante da perspectiva de que a política monetária americana deve continuar frouxa por mais tempo. Também segue no radar dos players internacionais a reunião do Banco do Japão que começa hoje e termina amanhã, com a expectativa de que a instituição adote mais estímulos monetários e o governo japonês anuncie um pacote de incentivo fiscal.

Aqui, os agentes locais devem acompanhar a divulgação do resultado do Governo Central, que deve apresentar déficit menor que os R$ 15,493 bilhões de maio, e a arrecadação de tributos de junho, com desempenho melhor do que o mês anterior. Após o FED e antes do BoJ, o dólar deve abrir em queda, em linha com o comportamento externo da divisa ante as moedas emergentes.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="375465" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]